A partir desta quarta-feira (9) até o dia 22 de novembro, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Antonio Andrade, vai ficar à frente do Governo do Estado durante viagem de Wanderlei Barbosa ao Egito.
O governador vai participar da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 27) em Sharm el-Sheikh. O termo de transição que passa a chefia do Poder Executivo para Andrade está no Diário Oficial desta terça-feira (8).
Conforme trecho do documento, nos próximos 14 dias o presidente da Casa de Leis “assume o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e Estadual, as leis infraconstitucionais e de promover o bem geral do povo do Tocantins”.
“Seguimos ainda mais tranquilos sabendo que o nosso trabalho vai continuar sendo realizado de forma séria, atendendo a nossa população, com o deputado Toinho Andrade. Ele não tem apenas a minha confiança, mas a confiança dos tocantinenses”, disse o governador.
Esta não é a primeira vez que Antonio Andrade assume o governo interinamente. Em novembro de 2020, ele esteve à frente do Executivo durante as férias do então governador Mauro Carlesse e de Wanderlei Barbosa, que ocupava o cargo de vice-governador.
Eleito deputado federal nas Eleições Gerais de 2022, Andrade vai assumir o cargo na Câmara em Brasília (DF).
Com Andrade à frente do governo, quem fica em seu lugar na Assembleia é o 1º vice-presidente, deputado Cleiton Cardoso. O termo de transmissão do cargo dentro da Casa de Leis está no Diário da Assembleia desta terça-feira (8).
Fonte: G1 Tocantins