Atletas e treinadores de Porto Nacional visitaram a sede da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), nesta quarta-feira, 18, para agradecer o apoio do Governo do Tocantins durante a 3ª etapa do Circuito Nacional de Badminton Top 16, realizada em Cuiabá/MT, entre os dias 5 e 8 de setembro. Durante o torneio, o estado conquistou o título na dupla masculina, 2° lugar no individual masculino e na dupla mista; e o 3° lugar no individual masculino. Com esses resultados, o Tocantins garantiu três vagas para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado no Chile, entre os dias 4 e 12 de dezembro.
“Nós do Governo do Tocantins estamos muito gratos e felizes por esses atletas terem representado tão bem o nosso estado. Que possamos fortalecer a modalidade e sempre apoiar os nossos atletas em tudo o que for possível. Essa é uma determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa, incentivar os esportes e a participação dos nossos atletas fora do estado”, destacou o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes.
Os atletas Henrique Xavier Santos, Erick Levy Souza Rodrigues e Letycia Gabrielly Rodrigues Muniz serão os representantes do Tocantins na competição no Chile. A convocação para o Campeonato Sul-americano foi realizada nessa segunda-feira, 16, pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).
“Fui campeão no Circuito Nacional Top 16 e, neste momento, nós estamos felizes pela classificação para o Campeonato Sul-Americano no Chile”, ressaltou o estudante-atleta Erick Levy, do Colégio Esportivo-Militar Francisco Pinheiro de Lemes, de Porto Nacional.
Outras etapas
Os atletas do Tocantins participaram do Circuito Nacional nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e principal. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton, em parceria com a Federação Mato-grossense de Badminton (FMBd). Todas as etapas do Circuito Nacional integram o Campeonato Brasileiro Interclubes.
Em junho, também com o apoio do Governo do Tocantins, a delegação estadual conquistou 40 medalhas (14 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze) e o 2° lugar geral na Copa Centro Norte de Badminton, em Brasília/DF. A competição regional também reuniu equipes de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.