A Associação de Amigos do Padre Luso (AAPL), de Porto Nacional, foi declarada de utilidade pública estadual, através da Lei nº 4.781, de 21 de julho/2025, sancionada pelo Governo do Estado do Tocantins, de autoria do deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB). A referida instituição é responsável por todo o processo financeiro de beatificação e de canonização do Padre Luso de Matos, que recentemente recebeu a visita do italiano Paolo Vilotta, enviado do Vaticano.
Fase Diocesana
De acordo com a presidente da AAPL, Zulmira Gonzaga, “O processo está em fase diocesana (apuração da veracidade dos relatos de graças recebidas por fiéis), o que exige exames científicos, a exumação do corpo do padre, a construção do santuário” – explica Zulmira, informando que o especialista na causa dos santos, Paolo Vilotta, já está examinando farto material de investigação da veracidade dos milagres atribuídos ao Padre Luso.
Serviço à coletividade
Segundo o dep. Prof. Júnior Geo, a Associação dos Amigos do Padre Luso tem por finalidade servir de forma desinteressada à coletividade, sendo que todos os recursos obtidos serão integralmente destinados ao fortalecimento das atividades institucionais, manutenção da infraestrutura e expansão dos projetos da associação” – justifica o parlamentar.
Servo de Deus
O processo já foi autorizado pelo Vaticano, através do Papa Francisco, que concedeu o título de “Servo de Deus”, à Padre Luso, que já conta com mais de 60 relatos de recebimento de graças que incluem a cura de doenças graves diversas – informa Zulmira.
Amor e caridade
“Padre Luso viveu em santidade, tinha verdadeiro amor pelos pobres e todos os dias, mesmo com sua limitação física e problemas sérios de saúde, fazia um grande trajeto a pé, atendendo às famílias, socorrendo as pessoas em todas as suas necessidades” – conta Zulmira, emocionada, acrescentando que o turismo religioso já é uma realidade em Porto Nacional.
Padre Luso
Padre Luso de Barros Matos, nasceu em Balsas (MA), morreu no dia 3 de agosto de 1987, aos 81 anos, seu corpo foi sepultado na Igreja São Judas Tadeu, Porto Nacional, onde viveu a maior parte de sua vida.