Na última sexta-feira (22), Porto Nacional sediou o II Fórum de Enfrentamento à Violência de Gênero e Feminicídio Zero, dentro da programação da campanha Agosto Lilás, que reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher. O encontro, realizado no Centro das Crianças, no setor Parque Eldorado, reuniu autoridades, coletivos e a comunidade em um espaço de diálogo, troca de experiências e acolhimento.
Durante o evento, a vereadora Rozângela Mecenas participou da solenidade ao lado do prefeito, quando foi assinada a portaria que oficializa a implantação da Ouvidoria da Mulher, um novo canal de apoio e acolhimento às mulheres portuenses.
Para Rozângela, a iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres:
“Como mulher, vereadora e militante das causas sociais, participar desse fórum é motivo de grande alegria. Esse momento é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos. A criação da Ouvidoria da Mulher é um passo fundamental para garantir mais acesso, voz e acolhimento às portuenses. Tenho orgulho de ter apresentado na Câmara Municipal, em 2023, o projeto que resultou na Lei nº 2.617, que instituiu oficialmente o Agosto Lilás no município. Acompanhar de perto uma das ações dessa lei é muito gratificante. Cada passo como este reafirma o nosso compromisso com a luta e com os direitos das mulheres”, destacou.
Durante o fórum, além das autoridades políticas, mulheres ativistas também reforçaram a importância de manter a pauta em evidência. A jornalista Maju Cotrim, reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres, destacou o impacto de levar o debate para todos os cantos da cidade: “Trazer o fórum para a periferia mostra a preocupação da gestão com esse tema. Os números da violência contra a mulher são alarmantes, e momentos como esse, de mulher para mulher, levam informação e podem salvar vidas. Nosso desejo é que a violência cesse e que as mulheres vivam com dignidade e qualidade de vida” afirmou Maju destacando a relevância do fórum.
O fórum foi organizado pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Coletivo Mulheres em Movimento, a rede Ajunta Preta e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).