A Capital da Cultura do estado do Tocantins vem sofrendo duramente com o aumento substancial de casos de Covid-19 no município, Porto Nacional que não conta com leitos de UTI, tem a cada dia sido noticiada pelo aumento do número de casos e consequentemente elevado o registro de mortes em decorrência do contágio e complicações ligadas a covid-19.
Novas medidas de restrição e distanciamento social foram impostas por meio do decreto municipal número 438, que passou a valer no ultimo sábado,(6), dentre as medidas a proibição de vendas de bebidas alcoólicas e consumo em local público,toque de recolher e mudanças no horário do comércio.
Óbitos
De acordo com os dados divulgados diariamente por meio do Boletim epidemiológico municipal e estadual, Porto Nacional registra nesta segunda,(08), 49 novos casos, no total de 4825 casos totais, e 79 óbitos.
A evolução do contágio tem crescido e colocado o hospital regional de Porto Nacional em alerta com os números de atendimentos e internações e também o aumento do número de óbitos que de acordo com cronograma disponível no site Íntegra Saúde, mostra que do dia 05 de janeiro a 07 de março de 2021, o município registrou 23 óbitos oriundos da Covid-19 e suas complicações.
Região
A cidade que é referência em saúde em todo o estado íntegra uma reunião denominada “AMOR PERFEITO” que engloba 13 cidades vizinhas que tem a cidade portuense como base e que busca os serviços de saúde ofertados pela rede municipal e estadual de saúde.
Diante do aumento de casos da Covid-19, proveniente da segunda onda relatada por autoridades de saúde de todo o Brasil, o Tocantins vem enfrentado uma crise grave com o colapso do sistema de saúde, falta de UTIs, servidores afastados em função do contágio e a lentidão no processo de vacinação.
Por: Willian da Luz