Uma das novas viaturas adquiridas pela Polícia Militar do Tocantins na última semana para criação da Companhia de Policiamento Turístico (CPTUR) atolou durante uma das primeiras visitas ao Jalapão. O veículo é um off road Jeep do modelo Wrangler. Ele ficou preso na lama na TO- 247, perto da cidade de Lagoa do Tocantins. Esta é uma das principais rotas para quem visita São Félix e Mateiros, as cidades com mais atrações na região.
De acordo com a PM, a viatura tentou desviar de outro veículo que já estava atolado na estrada principal e acabou ficando preso no trecho mais sinuoso por causa da lama. A PM classificou a situação como “fato corriqueiro na rotina dos policiais militares que atuam em trechos de difícil acesso”.
O isolamento e a dificuldade de acesso ao Jalapão são algumas das principais reclamações tanto dos moradores como dos turistas que visitam o Parque Estadual. No dia do lançamento da CPTUR, o governador Wanderlei Barbosa disse que a mudança era para que o serviço fosse prestado com mais qualidade. “Estamos criando um policiamento de referência, com profissionais bem treinados e veículos de ponta, que colocará a Polícia Militar no patamar que hoje se encontra o turismo do Jalapão”.
Ainda segundo a nota da PM, a viatura foi removida rapidamente e apenas as rodas dianteiras ficaram presas na lama por um momento breve. O fato foi na segunda-feira (14), mas as informações só foram divulgadas pela PM na manhã desta quarta-feira (16).
As estradas da região do Jalapão sofrem com as fortes chuvas desde o fim do ano passado. No último fim de semana uma carreta tombou em uma cratera no trecho da própria TO-247 que fica perto de Mateiros. No começo do ano, um bueiro transbordou na região de Lagoa do Tocantins e acabou arrastando parte da pista.
A Agência Tocantinense de Obras (Ageto) vem fazendo desvios e obras paliativas nas estradas e já anunciou que as reformas completas devem ficar para depois do período de chuvas.
Nota da Polícia Militar na íntegra
O Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) informa que a viatura da Companhia de Policiamento Turístico (CPTUR), ficou atolada, na segunda-feira, durante um breve momento em mais um dia de patrulhamento, fato este comum mesmo para veículos com tração integral, uma vez nesta época do ano as chuvas são intensas e constantes na região.
A viatura da CPTUR, modelo Jeep Wrangler, tentou passar por um trecho sinuoso de lama, visto que já havia outro veículo com tração integral atolado à frente no traçado usual da via.
A viatura da CPTUR ficou com as duas rodas dianteiras presas por um momento, mas logo a situação se resolveu. O BPMRED informa que este é um fato corriqueiro na rotina dos policiais militares que atuam em trechos de difícil acesso e faz saber que a corporação chega a todos os rincões do Estado, independente das condições de clima e estrada.
Informações / G1 Tocantins