Webinar das Cidades Digitais da Região de Palmas reúne mais de 30 Prefeituras

Encontro compartilha ações de modernização de Guaraí, Palmas e Porto Nacional, soluções de mercado e as ferramentas disponíveis no Ministério da Economia para apoiar a transformação digital das administrações públicas

Gestores e servidores municipais de mais de 30 municípios participaram nesta terça-feira (31) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Palmas. Foi o primeiro evento da Rede Cidade Digital (RCD) para o Tocantins, iniciativa que já reuniu somente durante a pandemia mais de duas mil Prefeituras, em outros 17 Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, RJ, PE, ES, MT, CE, AL, RN, MT, SE, RO), para troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. “O objetivo é trazer o máximo de informações, conhecimentos, de ações e experiências que possam contribuir para inspirar aqueles que já tenham começado processos de cidade digital e para aqueles que estão mais avançado”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro mostrou as ações de modernização de Guaraí, Palmas e Porto Nacional, soluções de mercado e as ferramentas disponíveis no Ministério da Economia para apoiar a transformação digital dos municípios.

Segundo o gerente da Rede Gov.br na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Régis Oliveira, a Rede Gov.Br oferece um conjunto de soluções tecnológicas, capacitação e apoio tecnológico às Prefeituras, entre eles a adoção do login único, que possibilita a autenticação do cidadão nos serviços municipais, e a prova de vida digital.

Ele também destacou o lançamento da ferramenta de autodiagnostico do grau de maturidade digital das Prefeituras que irá contemplar também um plano de ação para auxiliar o trabalho das administrações municipais. “Também lançamos um mapa de governo digital que vai estar disponível em breve no site para que os municípios consultem a sua situação com relação ao uso de tecnologia”, explicou Oliveira.

Cidades Inteligentes no Tocantins – A presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas, Yrene Nakamura, a secretária de Planejamento e Inovação de Porto Nacional, Neylysania Martins, e a subsecretária de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação de Guaraí, Marivânia Santiago, destacaram as ações desenvolvidas para melhorar o atendimento à população.

Segundo a secretária de Planejamento e Inovação de Porto Nacional, Neylysania Martins, a modernização tecnológica da gestão municipal começou em 2018 quando a cidade implantou a rede de fibra óptica em parceria com o Ministério das Comunicações, sendo a cidade que recebeu a maior rede do programa na região Norte do país, com 43km interligando 63 pontos públicos. “Beneficiando o acesso das escolas, postos de saúde, orla e praças. De lá para cá houve uma estruturação física, aquisição de equipamentos tecnológicos e temos muitos projetos, alguns em andamento e outros futuros”, contou a secretária.

Entre as inovações de Porto Nacional, o diretor de Tecnologia e Inovação, Garibalde Costa Neto, destacou a disponibilização de aplicativos para facilitar o acesso da população aos serviços municipais e a implantação de tramitação de documentos eletrônicos. “Toda demanda em que a população deveria ir até um local estamos implantando para fazer tudo digital. Hoje o mundo está avançando e se os municípios não aderirem a essa tecnologia acabam ficando para trás”

Guaraí também começou o seu processo de transformação digital recentemente, em 2019, de acordo com a secretária de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação, Marivânia Santiago. “O pensamento da gestão anterior e dessa gestão é trabalhar formas de que a gente aumente a nossa arrecadação e não fique reféns do FPM e outros recursos”.

A capital Palmas é um dos destaques do Estado em termos de uso de tecnologia. Para a presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas, Yrene Nakamura, o primeiro grande desafio para a inovação nas cidades passa pela mudança cultural. “Desde que a prefeita Cinthia Ribeiro assumiu tem esse projeto de cidade inteligente, mas para começar a transformação digital a gente precisa mudar a cultura das pessoas porque a transformação não é só no órgão público, ela vai abraçar a comunidade, as escolas. É mudar o comportamento analógico para o digital”.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Palmas teve a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc, Aprova Digital e Ikhon Tecnologia.

Confira o evento na íntegra:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?