Em 2024, mais de 100 mil tocantinenses tiveram seu fornecimento de energia afetado por abalroamentos de postes. Durante o primeiro quadrimestre, 101.925 consumidores no estado enfrentaram interrupções devido a 114 incidentes desse tipo. Na maioria casos, os clientes impactados teve sua energia ser rapidamente restabelecida, graças à modernização da rede e às manobras remotas realizadas pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa Tocantins, que conseguiu normalizar o fornecimento de energia em cerca de 03 minutos, em média. Apesar de ainda alto, o número de abalroamentos teve uma redução de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou 160 casos. Mesmo com a queda,, a frequência mensal média de mais de 25 mil interrupções destaca a persistência do problema, conforme dados divulgados pela empresa.
Confira os dados dos últimos anos:
2022
Número de batidas: 649
Clientes interrompidos: 214.399
2023
Número de batidas: 380
Clientes interrompidos: 176.074
2024 (1º Quadrimestre)
Número de batidas: 114
Clientes interrompidos: 101.925
De acordo com o Coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa, Tony Franco, é essencial que os motoristas dirijam com consciência e atenção no trânsito, especialmente durante as festas juninas, período em que muitos tocantinenses costumam comemorar fora de casa. Ele ressalta que a segurança deve ser sempre uma prioridade, pois acidentes como esses podem afetar toda uma comunidade. “Dependendo do poste atingido, um cliente ou milhares podem ficar sem energia. Escolas, unidades de saúde, comércios – todos podem ser impactados. Por isso, recomendamos sempre total atenção no trânsito. Não dirigir sob efeito de álcool, não usar o celular enquanto dirige e manter-se sempre alerta são orientações fundamentais”, explica.
Outro ponto reforçado pelo Coordenador é sobre os cuidados em casos de abalroamento. “O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é extremamente alto, especialmente se os cabos de energia forem rompidos. Mesmo com a rede de distribuição da concessionária equipada com tecnologia de proteção que interrompe o fornecimento em situações como essa, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar as devidas precauções”, afirma.
Em caso de acidente envolvendo um poste, a orientação é que os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Quem presencia o acidente deve manter distância do veículo e acionar o socorro imediatamente. “Na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo; chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros para realizar o socorro de maneira adequada”, finaliza o coordenador.
Dicas de segurança
Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:
– Em emergências é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.
– Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo.
– Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.
– Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.
– Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.
– Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.
- Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)
– Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.
– Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.
Canais de atendimento
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br
Call center – 0800 721 3330
Facebook.com/energisa
Twitter.com/energisa