Após posicionamento contrário do Professor Júnior Geo, Estado deixa de aumentar percentual de multa por atraso em pagamento de impostos

Deputado foi o único a manter o posicionamento de votar contra o aumento de impostos.

 

No dia 28 de março, durante Comissão Conjunta na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) pediu vistas do Projeto de Lei do Executivo nº 03/2023 que previa o aumento do percentual de multa por atraso nos impostos do Estado do Tocantins em 50% do percentual diário e em 100 % no percentual máximo da multa.

Após ouvir os apontamentos do Professor Júnior Geo, o Governo do Estado voltou atrás e deixou de aumentar o percentual de multa de atraso no pagamento de impostos estaduais. Além de ser contra o aumento da multa, o parecer de vistas do deputado se baseou na ausência de estudo de impacto orçamentário financeiro acompanhando o projeto, documento exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nesta terça-feira, 11, o Projeto de Lei foi votado com emenda substitutiva não prevendo aumento de multa ao contribuinte. Segundo Geo, o Executivo não pode promover a aprovação com consentimento da Casa de Leis ciente de que é inconstitucional, não obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Meu posicionamento continua firme, contrário e votando pela rejeição desta matéria”, destacou o deputado.

Contra o aumento de impostos

No dia 22 de março, Geo também votou contra a Medida Provisória nº 33 de 2022, que alterou o Código Tributário do Estado do Tocantins e aumentou de 18% para 20% o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) sobre combustível, energia elétrica e serviços de comunicação.

Por Isadora Fontes
Foto: Talita Gregório

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-06-21 at 17.25.31
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-06-21 at 22.35.20
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?