As estatísticas dos processos que tramitam no Poder Judiciário do Tocantins relacionados às pessoas idosas podem ser acompanhadas, a partir deste mês de dezembro, por toda a sociedade. O painel de monitoramento em tempo real está disponível no site da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS).
Pelo painel de BI é possível acompanhar a quantidade de processos relacionados à pessoa idosa, identificando o número de processos distribuídos, julgados, baixados e suspensos. A ferramenta ainda traz informações sobre decisões, despachos e audiências; e os tipos de crimes contra a pessoa idosa relacionados nos autos.
Conforme destacou a juíza coordenadora da Cidadania da CGJUS, Odete Almeida, todas as funcionalidades do painel de BI contribuem para a implementação da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas no Tocantins (Resolução 520/2023 do CNJ). “Essa ferramenta vai permitir para as pessoas idosas prioridade de atendimento, prioridade de análise e julgamento dos processos judiciais, trazendo, portanto, uma maior transparência e maior fidedignidade no cumprimento e implementação dos direitos dos idosos, que são uma categoria especial e que merecem do Poder Judiciário todas as garantias de verem os seus processos julgados com maior rapidez”.
A implantação da ferramenta faz parte da Meta 2c do Plano de Gestão 2023-2025 da Corregedoria-Geral da Justiça, que trata das ações referentes à identificação da realidade da população idosa no estado do Tocantins.