Iniciativa entre as secretarias de Agricultura e Educação promovem educação alimentar e sustentabilidade aos alunos da rede municipal e estadual
A Secretaria de Agricultura de Porto Nacional, em parceria com a secretaria de Educação, tem implementado um programa de hortas em escolas do município como parte de iniciativas para promover a educação alimentar, sustentabilidade e o consumo de alimentos frescos.
O projeto, que existe há um ano e meio, deu tão certo que já foram criadas 23 hortas em escolas municipais e estaduais de Porto Nacional. As hortas possibilitam que os alunos aprendam sobre o cultivo de alimentos, o ciclo de vida das plantas, além de incentivar uma alimentação saudável.
A secretaria de Agricultura fornece o esterco, sementes, adubo químico, terra e toda a assistência com a criação, manejo e cultivo. Nas hortas são cultivadas alface, almeirão, cheiro verde, coentro, couve, jiló, tomate cereja, quiabo, rúcula, dentre outras hortaliças e verduras. Essas iniciativas fazem parte de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a segurança alimentar.