Ação realizada pela Gerência de Educação para o Trânsito e tem o objetivo de reforçar importância de cada pessoa envolvida no trânsito
Por * Ascom Detran/TO
A Avenida JK, na região central de Palmas, recebe hoje quarta-feira, 18, servidores, educadores para o trânsito e agentes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), para uma blitz educativa, com foco na segurança de pedestres no trânsito.
Durante a ação, prevista para ter início às 9h30, serão entregues cartilhas educativas desenvolvidas pela Gerência de Educação para o Trânsito do Detran/TO, responsável pela ação.
Quem marca presença na ação é o mascote da Educação para o Trânsito do Detran/TO, o Detranzinho. O personagem atuará junto aos demais presentes na ação para chamar a atenção dos condutores e pedestres que passarem pelo local.
Um dos setores de trabalho do Órgão que possui extrema importância para a sociedade, a Educação trabalha continuamente desempenhando ações que visam promover a educação e conscientização de todas as pessoas envolvidas. Durante todo o ano, diversas ações como palestras, blitzes educativas e ações internas são realizadas, para conscientizar a população.
A gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina, reforça que no trânsito, todos os envolvidos possuem sua importância e que o pedestre é parte vulnerável no trânsito, devendo ser respeitado e protegido pelos maiores.
“Todos nós em algum momento, mesmo que motoristas, somos pedestres no trânsito, por isso precisamos sempre ter a consciência de nos colocar no lugar do outro, e sempre seguir o que determina o Código de Trânsito Brasilero”, cita a gerente.
Direitos e Deveres segundo o CTB
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pedestres devem tomar alguns cuidados ao atravessarem uma via pública. Olhar para os dois lados antes de fazer a travessia de uma via, atravessar sempre na faixa de pedestre, aguardar a passagem do veículo ou que ele pare.
Também está entre as recomendações, olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via. 30
Os educadores reforçam que o motorista que não respeita e não dá preferência ao pedestre, poderá ser autuado e receber multa por colocar em risco a segurança do pedestre.
É o que prevê o artigo 170 do CTB que incorre em infração gravíssima o condutor que “assustar ou apressar um pedestre durante uma travessia já iniciada de forma intencional, independente do semáforo, acelerando ou avançando com o carro em sua direção”.
Serviço
O que: Blitz educativa com foco em pedestres
Onde: Avenida JK, Quadra 104 Norte em frente a Prefeitura
Quando: Quarta-feira, 18 de janeiro de 2023.
Horário: Às 9h30.