O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e do Departamento Estadual de Trânsito do (Detran/TO), ampliou os serviços digitais para os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Os processos de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais agora podem ser realizados no Pronto Digital, que é o Portal de Serviços do Estado, sem a necessidade de deslocamento até as unidades físicas.
Essa transformação digital faz parte de um amplo projeto de modernização da administração pública, que visa oferecer mais praticidade e eficiência tanto para os cidadãos quanto para o setor de formação de condutores.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a inovação e a desburocratização dos serviços públicos. “Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, salienta.
“Com esses serviços digitais, estamos eliminando barreiras geográficas e otimizando tempo e recursos”, enfatiza o superintendente de Sistemas de Tecnologia da Informação da ATI, Marinaldo Oliveira.
Credenciamento
Os CFCs interessados em obter autorização do Detran/TO para funcionar podem solicitar o credenciamento de forma on-line, escolhendo entre as modalidades Tipo A (para cursos teóricos), Tipo B (para aulas práticas) ou Tipo AB (para ambos os cursos). Para isso, basta acessar o Pronto Digital, preencher o formulário e enviar a documentação exigida.
Renovação de credenciamento
Para os Centros de Formação de Condutores já credenciados, que precisam renovar sua autorização, o serviço também está disponível no formato digital, por meio do link. É necessário enviar documentos atualizados, como certidões fiscais e comprovantes de regularidade.
Inclusão de veículos
Os Centros de Formação de Condutores agora podem cadastrar novos veículos de aprendizagem de forma totalmente digital, por meio do serviço de inclusão de veículos. O processo exige o envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do laudo de vistoria do Detran/TO, ou Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme o caso.
Inclusão de profissionais
O cadastro de novos instrutores e diretores pode ser realizado por meio do serviço de inclusão de profissionais. Para isso, é necessário apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, o certificado de capacitação profissional, o contrato de trabalho registrado e as certidões negativas criminais e cíveis.
Mais informações
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria do Detran/TO pelo telefone 0800 646 2020.