O aposentado de Palmas João Alves da Silva, de 71 anos, está sem receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há quatro meses. Ele foi dado como morto pelo órgão e não consegue comprovar que está ‘vivo’ para reverter a situação.
O problema começou no mês de maio deste ano, quando o dinheiro, única fonte de renda de João, não caiu na conta bancária. Ele foi até a undidade do INSS em Palmas e foi informado que no sistema constava que ele estava morto.
João contou que está aposentado há 16 anos e que após ter o benefício cortado, o instituto não explicou o motivo de ser dado como morto.
Outro problema foi a mudança no nome dele, que desde que começou o problema, o cadastro do idoso no INSS passou a ser, de forma errada, “José LOPES da Silva”.
Motivos de corte de benefício
Erros de cadastro ou desatualização estão dentro dos motivos que podem levar ao corte do benefício de aposentadoria, segundo o INSS. Além desses, também pode ser identificados erros na documentação e preenchimentos de requerimentos, entre outros motivos.
O não comparecimento na perícia obrigatória quando solicitado também pode levar à suspensão do benefício. Já o cancelamento ocorre quando o segurado morre. No caso de ser cedido por incapacidade, ele cessa quando a pessoa volta a trabalhar, informou o órgão.
Segundo o INSS, caso o beneficiário não receba o dinheiro no dia certo, ele tem a opção de consultar o extrato de pagamento no site ou aplicativo Meu INSS, e ver se há algum bloqueio, suspensão ou cessação.
Fonte: G1 Tocantins