Justiça decreta prisão preventiva de coronel da PM do Tocantins suspeito de integrar milícia no Maranhão

A Justiça do Maranhão decidiu converter em preventiva, a prisão em flagrante do coronel da Polícia Militar, suspeito de integrar uma milícia. Deroci Putencio de Sousa é militar da reserva e foi preso durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão na zona rural de Fernando Falcão (MA).

A prisão aconteceu no dia 7 de julho, após denúncias de moradores da região. Segundo a polícia um grupo armado que fazia a segurança de um fazendeiro é suspeito de ameaçar e prejudicar os atuais moradores da região, alvo de uma disputa de terras.

Dez pessoas foram presas em flagrantes, incluindo policiais penais do Pará, um sargento da PM do Maranhão e o coronel da PM do Tocantins, que ainda teria resistido à prisão. Há outras pessoas do Tocantins entre os presos. Na decisão o juiz converteu seis das prisões em preventiva.

Conforme o documento, há cerca de 15 dias muitos homens armados e desconhecidos chegaram na região e passaram a fazer segurança de uma fazenda e do fazendeiro que se diz dono das terras, em detrimento dos posseiros e proprietários da região. Os homens armados faziam blitz e revistavam as pessoas que passavam.

A investigação constatou os fatos e no momento da prisão o coronel resistiu à prisão. Ele ainda se recusou a entregar um punhal e sua pistola, entrando em luta corporal com os policiais civis.

Durante o interrogatório Deroci disse que que havia viajado a convite do fazendeiro para visitar as terras e em seguida visitaria a filha e o neto recém-nascido em Governador Archer (MA).

O delegado da Polícia Civil do Maranhão, Cleosnaldo Brito, informou à TV Anhanguera que a investigação aos presos busca esclarecer se o grupo criminoso atuava em outros estados além do Maranhão.

“Dos sete autuados um restou solto por porte ilegal de arma, pagando fiança, e seis foram encaminhados [para a unidade prisional], sendo o coronel da PM do Tocantins, um sargento da PM do Maranhão e três agentes penais do estado do Pará. Nós analisaremos se a atuação deles foi somente em Fernando Falcão ou se também tem ligações com Pará e Tocantins”, afirma.

Segundo o delegado os suspeitos faziam ameaças aos moradores para que fossem embora da região da propriedade rural.

Durante a operação foram apreendidas oito armas de fogo, uma grande quantidade de munições e aparelhos celulares. Os presos foram encaminhados à penitenciária de Fernando Falcão. O coronel foi transferido para o quartel de Barra do Corda (MA).

Fazendeiro, coronel e PMs são presos por suspeitas de envolvimentos em milícia no interior do MA — Foto: Divulgação

Fazendeiro, coronel e PMs são presos por suspeitas de envolvimentos em milícia no interior do MA — Foto: Divulgação

O que diz a PM do Tocantins

 

Em relação à notícia sobre a prisão de um Coronel da Reserva da Polícia Militar do Tocantins, ocorrida no estado do Maranhão, no dia 08/10/2024, na cidade de Barra do Corda, a Polícia Militar reitera que ainda aguarda comunicação formal necessária das autoridades responsáveis, o que poderá ocorrer após a audiência de custódia, prevista para esta data, para então, emitir manifestação mais adequada sobre o caso.

No entanto, por oportuno, esclarece que o preso se encontra na condição de Policial Militar da Reserva Remunera (aposentado), e por essa razão, não dispõe de vínculo ativo e direto com a Instituição, muito embora ainda se encontra sujeito aos regulamentos disciplinares da corporação.

A Polícia Militar declara encontrar-se totalmente disponível para colaborar com as investigações e pronta para adotar todas as medidas porventura necessárias para a correção disciplinar de possíveis desvios de conduta de qualquer um de seus integrantes, ativos ou aposentados.

O que diz a defesa do Coronel

 

A defesa informa que não irá se manifestar neste momento, tendo em vista a necessidade de aprofundamento das investigações, todavia manifesta sua confiança na justiça e na inocência dos envolvidos, que será demonstrada durante o curso das investigações.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-06-21 at 17.25.31
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-06-21 at 22.35.20
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?