A Justiça Eleitoral determinou que o candidato a vereador Thiago do Luzimangues (Solidariedade) exclua, imediatamente, ataque com Fake News contra a candidata a vereadora Duerita Neta (União Brasil). Caso descumpra a decisão, Thiago será multado em até R$ 20 mil, além de ficar sujeito a outras sanções.
Ligado ao grupo do candidato a prefeito Antônio Andrade (Republicanos), Thiago publicou, em seu Instagram e em grupos do whatsapp, trecho incompleto de discurso da própria Duerita, distorcendo completamente a fala da jovem e mudando o sentido das afirmações.
“No trecho do discurso original, a candidata DUERITA NETA afirma que é contra a casa de apoio pois deseja que os moradores de Luzimangues recebam atendimento médico no próprio distrito e não precisem se deslocar até Porto Nacional para tanto. Na publicação de THIAGO ARSEGO, o Representado utiliza de um corte do discurso acima descrito, excluindo a conclusão da candidata, publicando apenas os dizeres ‘Eu, Duerita Neta, sou contra casa de apoio’, e na sequência faz discurso na tentativa de induzir ao eleitor interpretação contrária ao que de fato candidata disse”, detalha a juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues.
Para Duerita Neta, a ação do concorrente foi lamentável. “Nós lutamos todos os dias para melhorar a política, mas aí tem gente que insiste em velhas práticas, inclusive usando artimanhas para enganar o eleitor. E mais: tudo isso feito contra uma mulher jovem”, lamentou Duerita, ao destacar o papel da Justiça em prontamente combater essas Fakes News.
Confira a decisão na íntegra.