Justiça nega novo pedido da coligação de Andrade contra Gauss e mantém legalidade de pesquisa com Ronivon 40 pontos à frente

Mais uma vez, grupo do deputado tenta impedir divulgação de sondagem eleitoral; resultados mostram crescimento e ampla aprovação do modo de governar do prefeito

A Justiça Eleitoral negou um novo pedido de liminar da coligação do deputado federal e candidato a prefeito de Porto Nacional, Antônio Andrade (Republicanos), contra o instituto Gauss. Desta vez, o grupo do deputado federal tentou impedir a divulgação da pesquisa eleitoral número TO-07306/2024, que teve seus resultados divulgados nesta segunda-feira, 2 de setembro.

O levantamento, feito com 500 pessoas entrevistas nos dias 30 e 31 de agosto, mostra o prefeito de Porto Nacional e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), em primeiro lugar com vantagem de 40,4 pontos percentuais no cenário direcionado (quando o eleitor é apresentado a uma lista de candidato). Ronivon tem com 61% das intenções de voto, contra 20,6% de Andrade. Os empresários Nelcir Formehl (Novo), com 5,8%, e Álvaro da A7, com 0,6%, vêm na sequência. Brancos e nulos somam 1% e não souberam responder ou não opinaram, 11%. Além disso, a pesquisa vem mostrando um crescimento constante de Ronivon na comparação com dois levantamentos anteriores, enquanto o deputado perde terreno e vê suas intenções de voto diminuírem.

Esta é segunda vez que a coligação de Andrade tenta suspender pesquisas eleitorais do Gauss, mas, como não conseguiu comprovar irregularidades, têm seus pedidos negados, inclusive o primeiro já com julgamento de mérito. “Ocorre que, em consulta ao Sistema PesqEle, verifica-se que o registro da pesquisa consta que serão 500 entrevistados, mesmo número que consta no campo referente ao ‘plano amostral’”, frisa a juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, ao rechaçar a falsa alegação de que pesquisa teria informado uma quantidade maior de entrevistados.

Além disso, a juíza também rechaça argumentos de que perguntas sobre a avaliação do modo de governar do prefeito e do governador não poderiam ser realizadas. “A abordagem aduzida no item (ii) refere-se à inclusão de pergunta sobre administração do atual prefeito e sobre o governador, todavia, a priori, não há na legislação rol de perguntas que podem ser incluídas, sendo suficiente a apresentação do questionário e perguntar sobre a administração de um candidato é algo razoável para uma pesquisa e também sobre governador”, ressalta a juíza.

Ampla aprovação do modo de governar
A pesquisa mostra que a aprovação do modo de governar do prefeito Ronivon Maciel aumentou e agora chega 76,4%. Na pesquisa feita no final de julho, esse número era de 68,2%.

Confira a decisão da Justiça Eleitoral abaixo:

0600672-51.2024.6.27.0003-1

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-09-04 at 14.56.38
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-08-27 at 08.39.26
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?