Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” com apoio da Lei Paulo Gustavo e celebra a cultura tocantinense através da suça e da catira em Natividade

A gravação reuniu uma diversidade de gerações e talentos locais, com participação especial de grupos que mantêm viva a tradição das expressões populares como a suça e a catira

A cantora e compositora, Núbia Dourado, esteve em Natividade, sudeste do estado, no último final de semana (30 e 31), para as gravações do videoclipe da música “Roda a Saia”, um projeto autoral que celebra a força da cultura popular do Tocantins por meio do ritmo da suça, dança tradicional que carrega a ancestralidade afro-brasileira e o legado dos grupos de cultura tradicionais do Tocantins.  A iniciativa foi contemplada pelo edital Audiovisual gerido pela Secretaria de Cultura do Tocantins, através da Lei Paulo Gustavo, voltado ao fomento da cultura em todo o país.

A gravação reuniu uma diversidade de gerações e talentos locais, com participação especial de grupos que mantêm viva a tradição da suça. Entre eles, o grupo Tia Benvinda, idealizado pela professora Verônica Tavares e formado por crianças e jovens de Natividade;  o grupo Mãe Ana, que tem à frente a mestra Felisberta Pereira, além dos catireiros de Natividade, como os mestres Belarmino, Patrício e Wanderlei, considerados guardiões desta expressão popular da cultura tocantinense.

Gravação reuniu uma diversidade de gerações e talentos locais, com participação especial de grupos que mantêm viva a tradição da suça.

Segundo a cantora e produtora cultural, Núbia Dourado, “Roda a Saia“ também é uma homenagem às mulheres negras, à força da tradição oral e aos ritmos que fazem parte da nossa identidade. “A suça é um símbolo de luta e alegria, e trazê-la para o centro desse trabalho é reafirmar o valor da cultura popular como patrimônio vivo”, destacou Núbia Dourado.

Gravado nas ruínas da Igreja Nossa senhora do Rosário dos Pretos, o cenário histórico da cidade de Natividade é considerado um dos maiores tesouros culturais do estado.O clipe valoriza a estética, as manifestações culturais e o cotidiano das comunidades que preservam suas raízes com orgulho e dedicação.

“ A gravação do videoclipe Roda Saia é um orgulho para todos nós porque é emocionante ver o quanto esse projeto foi conduzido com sensibilidade e respeito à nossa comunidade“ , afirmou a professora. Crianças, adultos e idosos participaram das gravações do clipe, em uma verdadeira roda de resistência, celebração e pertencimento.

Iniciativa foi contemplada pelo edital Audiovisual gerido pela Secretaria de Cultura do Tocantins, através da Lei Paulo Gustavo, voltado ao fomento da cultura em todo o país.

A produção cinematográfica é da Círculo Filmes, produtora audiovisual tocantinense, com uma vasta experiência em produção de clipes, séries e filmes, com roteiro e direção de Érika Mariano.   A roteirista e  diretora ressaltou a importância de produções de clipes como Roda a Saia na disseminação de manifestações culturais como a suça e a catira. “ Trabalhos como estes ajudam a elevar o potencial de produção do nosso estado“, disse.

O lançamento do videoclipe está previsto para este mês de junho em Natividade e nas plataformas digitais, e será acompanhado de ações de divulgação voltadas a escolas, pontos de cultura e redes de audiovisual no Tocantins.

Núbia Dourado grava videoclipe “Roda a Saia” com apoio da Lei Paulo Gustavo e celebra a cultura tocantinense através da suça e da catira em Natividade
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2025-03-31 at 07.06.34
WhatsApp Image 2025-06-16 at 11.03.41
11020335

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?