“Estar aqui no Jalapão supera todas as expectativas que eu tinha. A experiência é incrível!”, exclama a estudante Júlia Cristine Rodrigues Costa Freire, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Paraíso. Ela foi premiada com uma viagem cultural ao Jalapão após participar do projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania”, uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
Ela faz parte do trio, composto também por Maria Gabriela Ferreira Mendes e Karina Rodrigues dos Reis, que entrevistou nove moradores da comunidade, levantando demandas sobre violações de direitos humanos e produzindo o melhor Relatório Prático de Cidadania. Amarílis Gonçalves Carvalho, Natália Lambert Nivaldo e Alex Alves de Souza, por sua vez, produziram as três melhores redações do concurso sobre direitos fundamentais. Os resultados demonstraram não apenas habilidades acadêmicas, mas também um profundo compromisso com a construção de um futuro mais justo e igualitário.
Seus trabalhos abordaram temas como direito à água, à saúde e à educação, refletindo o impacto positivo do projeto em despertar o senso de responsabilidade e protagonismo social dos estudantes. A oportunidade de explorar a beleza do Jalapão, na companhia da professora orientadora Thelma Valentina, coroou essa jornada de aprendizado e engajamento.
A professora Thelma, que participou da viagem e acompanhou os estudantes, ressalta a importância do projeto: “Projetos como este nos inspiram a ir além da teoria, promovendo a cidadania em comunidades carentes e proporcionando aos estudantes experiências transformadoras. No Jalapão, além de conhecerem os pontos turísticos, eles se sensibilizaram com as comunidades locais. Que esse projeto incentive mais ações que unam aprendizado e cidadania”.
Sobre o projeto
O projeto “Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania” do Ministério Público do Tocantins (MPTO) reuniu 120 estudantes de Palmas e Paraíso do Tocantins, com o objetivo de aproximá-los da instituição e promover a cidadania. Os alunos aprenderam sobre seus direitos e deveres, e, em seguida, realizaram uma fiscalização em seus bairros, identificando possíveis violações. Com base nas observações, produziram relatórios que foram encaminhados aos promotores de Justiça.
Esses relatórios resultaram em ações concretas para solucionar os problemas apontados pelos estudantes. Um exemplo notável foi a construção de um posto de saúde no bairro Santaninha, em Paraíso do Tocantins, onde se localiza o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Além disso, o projeto também impulsionou melhorias na iluminação pública e no abastecimento de água na região.
Fonte: MPE-TO