Síndrome do Homem Irritável provoca baixa de libido e agressividade

Homens com essa síndrome também podem apresentar desânimo e tristeza, mau humor, irritabilidade. O quadro clínico é semelhante ao da TPM nas mulheres

Estar mau humorado em alguns dias é normal, dependendo da rotina estressante da vida. Mas o alerta acende quando o mau humor, impaciência, agressividade e outros sintomas típicos da TPM feminina se apresentam de forma constante no público masculino. A Síndrome do Homem Irritável (SHI) ainda é pouco divulgada, porém merece atenção.

 

Segundo a médica Priscila Mangueira, especialista em modulação hormonal, essa condição afeta muito a qualidade de vida dos homens e deve ser tratada. “O homem com a SHI tem baixos níveis de testosterona e uma elevação dos hormônios femininos estradiol e estrona. E é esse contexto que causa todos os sintomas citados, que prejudicam o bem-estar na vida pessoal e profissional desse paciente”, comenta.

 

Os outros percebem

 

Não existe momento certo para esse quadro se apresentar, mas situações de estresse, privação de sono, má alimentação e sobrepeso contribuem para o aparecimento da SHI. Geralmente, o paciente não reconhece essa alteração do comportamento e muitas vezes chegam ao consultório porque outras pessoas estão se queixando.

 

A médica relata que já recebeu pacientes que estavam bastante desconfortáveis com o comentário de amigos e pessoas próximas sobre a mudança no humor. “Quando ele chega no consultório, diz que conhecidos falaram sobre o mau humor, agressividade, impaciência. E quando conversamos um pouco mais, a queixa da falta de libido também aparece”, revela Priscila.

 

Sintomas

 

Entre os sintomas, podem aparecer:

• Irritabilidade

• Impaciência

• Mau humor

• Agressividade

• Emotividade

• Desânimo ou tristeza

• Sensação de estar sobrecarregado

• Confusão mental

• Ciúmes excessivos

• Diminuição da líbido (desejo sexual)

 

Tratamento

 

É fundamental a avaliação médica sobre as queixas do paciente, exames laboratoriais para que haja o fechamento de um diagnóstico. “Uma das mudanças fundamentais para melhorar a qualidade de vida do paciente é no estilo de vida: alimentação saudável, sono adequado, atividade física, menos estresse. Além disso, a reposição da testosterona é muito indicada e fará muito bem” conclui a médica.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-09-04 at 14.56.38
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-08-27 at 08.39.26
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?