A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol), iniciou na tarde desta segunda-feira, 18, o Curso de Capacitação de Multiplicadores do Sinesp PPE: Procedimentos Policiais Eletrônicos. A formação tem como objetivo preparar profissionais para disseminar o uso da ferramenta, promovendo uma implementação uniforme e eficiente em todas as unidades da Polícia Civil do Estado.
O Sinesp PPE é uma plataforma desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) que substitui o uso de papel, permitindo o registro de ocorrências, lavratura de termos circunstanciados, autos de prisão em flagrante, inquéritos policiais e demais procedimentos, além de possibilitar integração com bases nacionais. Além disso, o sistema garante modernização, economia, sustentabilidade e maior agilidade no atendimento ao cidadão.
Durante a abertura do curso, autoridades da SSP-TO foram homenageadas pela Coordenação-Geral do Sistema de Segurança Pública da Senasp, em reconhecimento à exitosa implantação do sistema no Tocantins e ao protagonismo do Estado no cenário nacional.
A diretora da Espol, delegada Heloísa Helena Freire Godinho, destacou o papel da capacitação. “Que este curso seja de intenso aprendizado e troca de experiências. Cada participante tem um papel fundamental na modernização da segurança pública brasileira”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressaltou os avanços alcançados com o sistema. “O PPE trouxe eficiência, economia de recursos e maior agilidade à Polícia Civil. Hoje temos a certeza de que todo o esforço para sua implantação valeu a pena”, disse.
O coordenador-geral do Sinesp, Rafael Rodrigues, elogiou o protagonismo do Tocantins. “O Estado se destaca no cenário nacional pela forma como se envolveu na implantação do sistema. Esse engajamento da gestão e dos servidores faz toda a diferença”, pontuou.
Na sequência, o oficial investigador Erival Melo, que ministrou a primeira aula, ressaltou a importância do PPE para a agilidade nas investigações. “A integração com bases nacionais acelera a produção dos procedimentos e permite resultados mais rápidos na atividade policial”, explicou.
O curso segue durante a semana, capacitando profissionais que atuarão como multiplicadores em suas unidades, assegurando que o uso do sistema se torne cada vez mais consolidado e eficiente em todo o Tocantins.
Homenageados
Durante a solenidade, foram homenageados pela Coordenação-Geral do Sistema de Segurança Pública da Senasp, em reconhecimento à implantação e expansão exitosa do Sinesp PPE no Tocantins:
- Bruno Azevedo, secretário de Estado da Segurança Pública;
- Claudemir Luiz Ferreira, delegado-geral da Polícia Civil;
- Reginaldo de Menezes Brito, secretário executivo da SSP/TO;
- Jéter Aites Rodrigues, delegado-geral adjunto da Polícia Civil;
- Rommel Rubens Costa Rabelo, corregedor-geral da Segurança Pública;
- Maria de Fátima Holanda Cavalcante Ubaldo Monteiro Barbosa, superintendente de Segurança Integrada da SSP;
- Ronie Augusto Esteves, superintendente de Inteligência e Estratégia;
- Gustavo Toledo Vaz;
- Emerson Francisco Moura;
- Roger Knewitz, delegado de Polícia assessor junto à Delegacia-Geral;
- Heloísa Helena Freire Godinho, diretora da Espol;
- Wanderson Chaves de Queiroz, delegado-chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic Palmas);
- Vinícius Mendes de Oliveira, delegado-chefe da Divisão Especializada de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DRCOT);
- Alziro Luiz Bernardes Silva, oficial investigador;
- Ariosvandre Araújo Guimarães Tavares, oficial investigador;
- Vladya Aline Ferreira de Souza, oficial investigadora;
- Marcus Vinícius Macedo Santos, oficial investigador;
- Marcelo Abdala de Souza (homenagem póstuma);
- Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sindepol);
- Ubiratan Rebello do Nascimento, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol).
Revisão Textual: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins