A tarifa de energia elétrica no Tocantins terá um aumento de 12,31% para consumidores residenciais a partir desta sexta-feira (4). O reajuste é feito anualmente e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O reajuste também traz os valores por classe de consumo. Neste caso, para baixa tensão o aumento será de 12,55%. No caso da alta tensão, que são as indústrias, o reajuste é de 13,25%.
O aumento deste ano ficou bem acima do que foi aprovado em 2024, quando o reajuste ficou em 8,95% para a classe residencial e 8,94% para consumidores industriais.
A Energisa afirmou, em nota, que “o reajuste da tarifa de energia é um processo anual, regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. O mesmo processo acontece para todas as distribuidoras de energia do país”.
Segundo a Aneel, entre os fatores que mais impactaram os índices propostos estão os custos com distribuição de energia, encargos setoriais e componentes financeiros apurados no processo tarifário anterior.
Aleto aprova venda de ações da Energisa
Na quarta-feira (2), os deputados estaduais aprovaram em sessão extraordinária o projeto de lei número 10/2025, que autoriza o governo do Tocantins a vender a participação acionária do Estado na Energisa.
O projeto de lei é de autoria do Governo do Estado. Quando foi apresentado à Assembleia Legislativa, no início de junho deste ano, a Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz) informou que o Estado possui 23,33% de participação acionária na Energisa.
‘Ações’ são valores mobiliários emitidos por empresas, representando uma parcela do capital social, ou seja, títulos de propriedade que representam a participação dos investidores na sociedade da empresa.
Fonte: G1 Tocantins