A partir desta segunda-feira (22), a tecnologia 5G será ativada em Palmas pelas operadoras de telefonia móvel. A medida, antecipada em uma semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para quatro capitais, vai agilizar a velocidade da conexão de internet nos equipamentos.
A Anatel informou a data na quinta-feira (18). O 5G também vai funcionar a partir de hoje no Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Com isso, 12 capitais do Brasil estão com a nova tecnologia em operação. Conforme a Anatel, as outras capitais só terão o serviço a partir de novembro.
A princípio, não serão todos os moradores que conseguirão acessar a internet móvel com a velocidade do 5G. Segundo a Anatel, a previsão é que o sinal inicialmente chegue apenas em alguns bairros contemplados, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes.
Televisão
O novo sinal poderá interferir no sinal da TV Aberta. Quem utiliza determinados tipos de antena parabólica precisará adaptar o equipamento, já que a imagem do televisor vai ficar instável, com chuviscos ou até baixa qualidade.
A troca será para parabólicas convencionais que operam na mesma frequência da nova tecnologia. Então, é preciso desocupar a faixa para ativar o 5G.
Moradores que possuem Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicita um kit gratuito para a adaptação das antenas.
Mais antenas de transmissão serão necessárias para atender toda a população e o prazo previsto no edital para a instalação é de 4 anos.
Outro detalhe é que nem todos os celulares são compatíveis com a tecnologia 5G. Em julho deste ano, a Anatel homologou 70 modelos que podem ser vendidos com a tecnologia.
Fonte: G1 Tocantins
Uma resposta
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.