O ex-governador Mauro Carlesse (AGIR) passou por audiência de custódia e será transferido para uma carceragem em Palmas. Ele foi preso na manhã deste domingo (15), em uma fazenda localizada no município de São Salvador, na região sul do Tocantins. Durante sua abordagem, Carlesse declarou desconhecer o motivo da prisão, mas garantiu estar à disposição da Justiça.
Segundo informações do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a audiência de custódia foi realizada na tarde deste domingo (15). O magistrado responsável determinou a transferência do ex-governador para uma carceragem na capital, jurisdição da comarca que expediu a ordem de prisão. Carlesse permanecerá detido à disposição da Justiça.
O local exato onde o ex-governador ficará preso não foi informado. Em nota, a defesa de Carlesse afirmou que ele sempre esteve à disposição da Justiça e seguirá cooperando. A equipe jurídica também informou que apresentará um pedido de revogação da prisão preventiva (leia a nota completa abaixo).
Mauro Carlesse é alvo de diversas investigações. Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal de Palmas. A ação foi executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), vinculado ao MPTO.
Além do ex-governador, a Justiça também expediu um mandado de prisão contra o ex-secretário Claudinei Quaresemin, que é investigado por envolvimento em um esquema de corrupção. Quaresemin já está preso por conta da “Operação Overclean”, deflagrada pela Polícia Federal no dia 10 de dezembro. A investigação aponta seu envolvimento em fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro durante sua gestão como secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins.
Nota da defesa de Mauro Carlesse
“O ex-governador Mauro Carlesse informa à população tocantinense que recebeu a notícia da prisão com indignação, pois não é condenado em nenhum processo e nem possui qualquer proibição de ir e vir, estando em pleno gozo de todos os seus direitos fundamentais.
Quando requisitado, sempre respondeu à Justiça com advogado constituído e colaborou com as informações solicitadas.
Mauro Carlesse sempre esteve à disposição da Justiça e assim permanecerá. A defesa irá apresentar o pedido de revogação da prisão.”
Fonte: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins