As produções foram viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo e estão disponíveis no canal do YouTube Raízes e Vozes
A religiosidade em Porto Nacional é um traço forte na história da cidade fazendo parte de sua cultura e costumes. Com o intuito de dar visibilidade e destaque a dois momentos importantes para o município, a mestranda em Comunicação e Sociedade Anne Karianny Moreira produziu dois documentários a partir do incentivo da Lei Paulo Gustavo.
O primeiro documentário mostra o processo de beatificação do Padre Luso, figura importante na história do município. O segundo retrata a devoção ao catolicismo popular como manifestação cultural em Porto Nacional através dos Festejos do Divino Espírito Santo na região.
Para a Anne, essas produções não apenas celebram as festividades locais, mas também ressaltam a importância da união entre arte e religião na formação da identidade portuense. “Através deles podemos entender melhor as nuances do catolicismo popular e como ele se entrelaça com as manifestações culturais que enriquecem a vida comunitária”, pontua.
Os documentários refletem o compromisso com a preservação da memória e das tradições religiosas que moldam a história da comunidade. Esses projetos são fundamentais para manter viva a cultura local e para inspirar novas gerações a valorizar suas raízes.
A visibilidade proporcionada por plataformas como o YouTube permite que os documentários alcancem um público mais amplo, promovendo uma maior apreciação pelas tradições culturais da região, além da gratuidade do acesso.
A mestranda destaca que “a Lei Paulo Gustavo não é apenas um incentivo financeiro, mas uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre quem somos enquanto povo e como nossas tradições moldam nosso futuro”.
Perfil
Anne Karianny Moreira, portuense, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins, mestranda em Comunicação e Sociedade, Quilombola do território Morro de São João município de Santa Rosa- TO, pesquisadora das tradições e manifestações culturais tocantinense e afro descendente.