Direção e chuva: atenção e cuidados evitam sinistros de trânsito

Com o início do período de chuvas, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta aos motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar sinistros de trânsito.

Em dias chuvosos, a pista molhada pode deixar manobras habituais mais arriscadas além de diminuir a visibilidade dos motoristas, o que prejudica também os motociclistas e pedestres. Pensando nisso, confira dicas e ações que o Detran/TO elaborou para reduzir riscos nos perímetros urbanos e rodovias.

Revisão do veículo

A revisão do veículo é indispensável. A manutenção periódica traz mais segurança aos condutores, pois diminui as chances de imprevistos ocasionados pelo desgaste de peças e equipamentos, como os pneus, faróis, freios, óleo do veículo e palheta dos limpadores.

Alta velocidade

Exceder os limites de velocidade elevam os riscos durante o período de chuvas aos condutores. É importante ter cautela nas vias pois as pistas molhadas aumentam a probabilidade de sinistros causados pela junção de água e alta velocidade, o que interligando a baixa visibilidade, impede aos condutores de veículos uma visão total das ruas.

Distância dos veículos 

Recomendação válida até para dias secos, manter distância dos veículos pode evitar colisão com quem também compartilha o trânsito. Em dias chuvosos, preservar a distância entre os veículos a frente, o que auxilia caso o condutor precise frear abruptamente.

A distância segura é de um carro para cada 20 km/h’, alerta especialista. A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos.

Evite ultrapassagem

Na ultrapassagem permitida, o condutor necessita de condições ideais para poder acelerar e uma boa visibilidade da pista e dos outros veículos.

Na chuva é recomendado não realizar ultrapassagens, pois a visibilidade pode estar comprometida pela chuva ou neblina, e o excesso de velocidade pode causar danos graves.

Farol Baixo 

A utilização dos faróis baixos permite que os automóveis não fiquem ofuscados pela água ou neblina. Além disso, com a chuva intensa é preciso evitar o uso do farol alto, o que prejudica a visão dos motoristas que estão no sentido contrário.

Aquaplanagem

Fenômeno que ocorre com chuvas intensas, uma junção de água e os resíduos secos da estrada que criam uma mistura lisa e escorregadia. Com as chuvas constantes a solução é dissolvida, mas o contato do pneu do veículo com o asfalto continua prejudicado pela pista molhada. É necessário prevenir e evitar dirigir nessas condições.

Em caso de aquaplanagem, segure firme o volante e utilize as duas mãos, mantenha-se em linha reta e remova o pé do acelerador. Mantenha-se calmo e tranquilo, pois o carro deve sair sozinho e voltar a ser controlado logo que estiver em contato com o asfalto novamente.

Ser prudente

Em caso de chuva intensa e contínua, é recomendado esperar no acostamento e manter as sinalizações do veículo. Procure um local seguro e espere a chuva diminuir. No trânsito, optar pela segurança e calma em situações de risco, evitam sinistros e salvam vidas. Não se esqueça, no trânsito, escolha a vida!

Fonte: Ascom Detran/TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WebBanner---Campanha-Vacina-(300x250px)
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
WhatsApp Image 2024-05-09 at 10.38.34

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?