PMTO e Naturatins firmam termo de cooperação técnica para ações de fiscalização ambiental

Na manhã desta segunda-feira, 16, a Polícia Militar do Tocantins assinou termo de cooperação técnica com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no Quartel do Comando Geral em Palmas, com duração de 24 meses. O objetivo do acordo é estabelecer parceria para a realização conjunta ou por iniciativa própria de ações de fiscalização, constatação e autuação de infrações ambientais; e a implementação de atividades voltadas à educação ambiental, com foco na preservação do meio ambiente e no uso sustentável dos recursos naturais, a ser realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada da PMTO.

Com a assinatura do acordo, as instituições visam a otimização do cumprimento das disposições contidas no Artigo 225 da Constituição Federal e na Política Estadual de Meio Ambiente no que concerne à proteção do meio ambiente e recursos naturais no âmbito do Estado do Tocantins.

Para facilitar o trabalho dos policiais do Batalhão Ambiental da PM, o Naturatins realizou a doação de três computadores e um drone para a unidade especializada para que esses equipamentos possam colaborar para a eficiência dos serviços de fiscalização.

Segundo o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a parceria com o Naturatins, que se renova a cada ano, traz mais força para o trabalho policial militar ambiental.

“Temos um Estado vasto em riquezas naturais, áreas que precisam de atenção e fiscalização constante. Essas ações em conjunto com o Naturatins, melhora a cada dia a essência do nosso trabalho, ainda mais com os equipamentos doados, que facilitarão e ampliarão às áreas de mapeamento”. Destacou o Coronel Barbosa.

Para o presidente Renato Jayme a atuação conjunta entre as instituições “consolida uma política de Estado de preservação ambiental, de fiscalização do cumprimento da legislação ambiental e de conscientização sobre uso racional dos recursos naturais tão ricos em nosso território”.

A parceria tem como propósito coibir atividades ilícitas como: caça, pesca, tráfico de animais silvestres e extração, comercialização e transporte de produtos e subprodutos florestais  e outras atividades com risco de degradação do meio ambiente. As atividades realizadas em conjunto darão maior segurança, compartilhamento de informações e confiança nas atividades fiscalizatórias executadas.

O encontro contou ainda com a presença do Comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tenente-Coronel Francisco Braga Filho, do diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Major Eliandro Gualberto, e demais autoridades militares.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-02-27 at 08.29.48
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?