Policial de folga salva a vida de bebê que engasgou em Paraíso do Tocantins

Um policial militar foi um verdadeiro herói ao salvar a vida de uma bebê que ficou sem respirar após se engasgar. Veja abaixo o vídeo do momento em que policial salva a criança que estava com a mãe em um ponto de ônibus no município de Paraíso do Tocantins­.

O cabo Neilson Lopes de Oliveira, de 35 anos, que atua no 8º Batalhão da PM estava de folga e disse que passava no local porque estava indo encontrar com amigos.  “Passando no local percebi uma aglomeração, pessoas gritando e uma voz feminina dizendo ‘minha filha vai morrer’ então me aproximei e as pessoas disseram que a criança estava engasgada”, conta.

O cabo Neilson disse que quando chegou a bebê já estava desacordada, ele ficou mais de dois minutos realizando a manobra respiratória. “Durante o procedimento fiquei em oração, mas com calma suficiente para terminar a manobra”, relembra.

“A sensação é de alívio e de felicidade por ter impactado positivamente a vida dessas pessoas sendo um instrumento de Deus naquela hora”, conta o militar.

O engasgo pode gerar broncoaspiração, evoluir com pneumonias e em alguns casos até mesmo a morte pela obstrução da via aérea. “É uma situação bem comum e desesperadora, os bebês podem engasgar com líquidos, como o leite, e quando maiores com alimentos, sempre ter atenção com alguns alimentos com maior risco de engasgo que são mais fáceis como uva, ovo de codorna, pipoca. Além disso podem engasgar com objetos. como brinquedos. É importante reforçar que as crianças devem ser monitoradas sempre”, explica a pediatra, Karla Noleto.

O Sargento do Comando Operacional do CBMTO, Felipe Bitencourt ressalta que em casos como esse é preciso pedir ajuda. A orientação é ligar rapidamente para os bombeiros no 193 ou para o SAMU no 192.

O Sargento explica que a manobra feita pelo militar ajudou a retirar o objeto que está causando o engasgamento. “Para fazer essa manobra deve-se deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco, inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar cinco palmadas com a base da mão nas costas.  Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, até a criança reassumir a respiração ou chegar o socorro”, orienta.

Fonte / Primeira página

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

No Content Available

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WEBBANNER-300-x-300-px–-COMPRE-AQUI-–-PREFEITURA-DE-PORTO-NACIONAL
WhatsApp Image 2024-11-20 at 09.58.16
WhatsApp Image 2024-10-02 at 13.16.12

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?