Atento às demandas dos servidores da Segurança Pública do Estado, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), um Projeto de Lei (PL), que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Polícia Penal, Polícia Científica e Agentes Socioeducativos.
O PL tem como objetivo garantir a prevenção, tratamento e reabilitação dos profissionais da segurança pública, por meio de políticas, estratégias, táticas e culturas organizacionais desenvolvidas pelo Estado que foquem na saúde mental desses servidores.
Geo destaca que a atividade exercida pelos agentes de segurança são essenciais à sociedade. “Precisamos olhar com atenção para os nossos servidores. Eles enfrentam situações de extremo estresse e perigo. Por isso, é necessário promovermos a devida assistência, priorizando a saúde mental, bem-estar e qualidade de vida de todos aqueles que lidam diretamente, garantindo a segurança da população”, afirmou.
Dados
Segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a exposição ao risco e violência causa nos agentes de segurança, dentre outros complicações, uma forma de estresse que debilita e deprime, levando-os a desenvolver patologias psicossomáticas, fadiga crônica, insônia, pesadelos, hipersensibilidade, sentimento de culpa, problemas que são agravados pela exposição a novos fatos traumáticos.
Conforme estudo publicado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, em 2021, o número de suicídios de agentes de segurança pública apresentou um aumento de 51,4%, totalizando 121 vítimas em todo Brasil.
Por Isadora Fontes