Professor Júnior Geo cobra para que leite especial para crianças alérgicas volte a ser fornecido pelo Estado

Foi apresentado pelo deputado estadual Professor Júnior Geo (Podemos), na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), um requerimento, solicitando ao Executivo informações sobre a previsão de entrega da fórmula infantil Neocate LCP a pais que tenham seus filhos diagnosticados com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

De acordo com depoimentos de mães que buscaram o apoio do deputado, a escassez de leite especial já se estende por aproximadamente um mês em determinadas áreas do Estado. Mariana Soares Borges, mãe de Vicentte, um bebê de três meses, destacou que cerca de 200 mães enfrentam a mesma situação de necessidade do suplemento, porém, até o momento, ele não chegou às farmácias públicas de Palmas, sem que haja qualquer previsão de quando ocorrerá o reabastecimento.

“É uma situação que está bem caótica e estamos ajuizando um pedido na Defensoria Pública do Estado para buscarmos resolver esta situação. O leite custa quase R$ 300 a lata e, assim como eu, muitas mães também estão precisando”, disse Mariana.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), houve um crescimento de 175% no número de pacientes atendidos do ano de 2022 para este ano. Ainda, conforme a SES-TO, o leite Neocate LCP estava previsto para entrega nesta quinta-feira, 2, mas em Palmas não houve o recebimento nas farmácias.

Em seu pedido, o Professor Júnior Geo destacou que é obrigação do Estado garantir o direito à saúde, cedendo o leite especial gratuitamente aos pais que necessitam. “Medidas precisam ser tomadas pelo Governo para solucionar este problema o mais rápido possível, outro tipo de suplemento não atende às necessidades destas crianças, sendo o Neocate a principal alimentação para sua nutrição por completo e para sua saúde”, pontuou o deputado.

Por Isadora Fontes

Foto: Talita Gregório

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?