Vinte e seis delegados do Tocantins participam do VIII CONTRARTE em Brasília

O Estado do Tocantins está participando do VIII CONTRARTE (Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil) que começou nesta terça-feira, 12, em Brasília e vai até o dia 14, na Capital Federal. Capitaneados por Maria Bonfim, presidente da Federação das Cooperativas dos Artesãos e Artistas do Estado do Tocantins e Antônio Luiz Ribeiro das Neves (Tauru) vice-presidente da Federação dos Artistas e Artesãos do Tocantins, 26 delegados já se encontram discutindo os eixos temáticos.

Fortalecimento

“O congresso nacional é uma oportunidade de expormos nossas reivindicações. Precisamos de mais apoio do poder público para estabelecermos nossa arte e estamos aqui para isso, visando o fortalecimento dos artesãos tocantinenses, pois, temos uma arte peculiar a mostrar para a sociedade tocantinense e brasileira” – destaca Tauru

Regulamentação

Regulamentar a profissão Lei 13.180/2015 é uma das reivindicações dos artesãos. “É preciso regulamentar as associações de artistas e artesãos que precisam de um inventário para se estabelecerem como artistas, valorizando nossa arte” – explica Tauru

Políticas Públicas

Para Maria Bonfim, presidente da Federação das Cooperativas dos Artesãos e Artistas do Estado do Tocantins. “Precisamos de políticas públicas definidas, afinal, participamos do PIB nacional e estamos passando por muitas dificuldades em vários setores da nossa profissão e da nossa vida. Estamos empenhados em ser mais vistos   e nos estabelecermos como categoria organizada e termos um local fixo para que possamos fazer nossas exposições e mostrar nossa arte e cultura” destaca a presidente.

Apoio 

Para a concretização da participação dos artistas tocantinenses, tanto Tauru, quanto Maria Bonfim destacam o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. “Conseguimos com o secretário Tião Pinheiro, o ônibus que nos conduziu até Brasília e isso foi muito importante” – concluem.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-06-21 at 17.25.31
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-06-21 at 22.35.20
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?