Evento é promovido pelo IFTO e terá a participação de líderes de povos originários, órgãos nacionais e estaduais
Organizado pelo Neabi (Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas), do Campus Palmas do IFTO (Instituto Federal do Tocantins), começou hoje, 17 de abril, e vai até quarta-feira, 19 de abril, o “Encontro da Consciência Indígena”, na sede do instituto, em Palmas.
O evento é realizado em parceria com a Ecoterra, entidade sem fins lucrativos que há quase 28 anos trabalha pela promoção do meio ambiente, defesa das comunidades tradicionais e preservação das raízes culturais.
O objetivo da atividade é reunir a sociedade e a comunidade científica e acadêmica para debater a cultura indígena, dando ênfase à importância do protagonismo indígena. A programação possui palestras, mesa redonda/roda de conversa, debates, oficinas e apresentações culturais locais. Serão realizadas ainda exposição fotográfica e de trabalhos acadêmicos sobre o tema.
A exposição fotográfica está a cargo de Fernando Amazônia, da Ecoterra, e retrata o dia-dia da vida em algumas aldeias do Tocantins. Entre os participantes do evento, estão vários líderes indígenas, pesquisadores e dirigentes de instituições que trabalham diariamente com a temática.
Funai (Fundação Nacional do Índio), UFT (Universidade Federal do Tocantins), Secretaria de Cultura do Estado, entre outros, estarão participando das palestras e rodas de conversa; “É um evento bem amplo e para nós da Ecoterra é um orgulho participar da organização e da promoção. Estamos em uma nova situação no Estado e no Brasil, onde acreditamos que a valorização dos povos originários será constante”, ressaltou Fernando Amazônia.
Atividade na aldeia em dia especial
Na quarta-feira, 19, Dia dos Povos Indígenas, as atividades do “Encontro da Consciência Indígena” serão especiais e estão previstas para ocorrer na Aldeia Xerente Porteira, em Tocantínia, a 85 quilômetros de Palmas.
No local, haverá apresentação da cultura dos moradores da aldeia, oficina de arco e flecha e exposição de artesanato. A saída para a aldeia está prevista para às 7 horas, do campus do IFTO em Palmas.
Inscrições para o evento seguem abertas
As inscrições para participar das palestras, rodas de conversa ou qualquer outra atividade são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://si.ifto.edu.br/evento/inscricao/1476/ . Os participantes receberão certificados.