Conheça 8 benefícios de usar o pix no seu negócio

O Relatório de Gestão do Pix, publicado pelo Banco Central do Brasil, mostra que, até dezembro de 2022, quase 12 milhões de empresas de todos os setores da economia, já haviam feito ou recebido pelo menos um pix. O dado equivale a aproximadamente 67% das instituições com relacionamento bancário. As empresas do varejo têm se destacado como o segmento da economia que concentram o maior volume de operações realizadas por meio da operação, seja para receber valores ou para realizar pagamentos.

As empresas varejistas representaram 33% dos empreendimentos que receberam por meio da transferência eletrônica e totalizaram 23% das empresas que pagaram despesas com o pix. No total, mais de 71 milhões de pessoas foram incluídas financeiramente com o método de pagamento, até dezembro de 2022. O número total de operações saltou de 1,4 bilhão, em dezembro de 2021, para 2,9 bilhões, em 2022.

A grande utilização do pix como forma de pagamento nos pequenos negócios já havia sido apontada na 3ª edição da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou a ferramenta como a principal forma de pagamento usada pelas MPE. Nos negócios comandados por mulheres essa proporção chega a 45% do total, enquanto nas empresas chefiadas por homens era de 37%.

De acordo com o gerente do Sebrae Amaggeldo Barbosa, há espaço para avanço das pequenas empresas na utilização da ferramenta. “Realizar ou receber pagamentos por meio do pix ajuda a melhorar a eficiência na compra e vendas dos produtos e serviços pois o recebimento dos recursos é imediato e melhora a gestão do fluxo de caixa”, comenta.

Conheça os 8 benefícios de usar o pix, segundo o Sebrae: 

Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações.

Custo baixo: Pix chega para reduzir custo de transação, beneficiando pequenos negócios.

Disponibilidade: o Pix pode ser feito 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados.

Multiplicidade de casos de uso: o Pix atende a todo e qualquer pagamento ou transferência feita hoje no Brasil, incluindo transferências entre pessoas, entre empresas, quitação de faturas e pagamentos ao governo.

Conveniência: o Pix pode ser usado com cadastramento de chave de número de aparelho celular, CPF ou leitura de um QR Code.

Melhoria da gestão do fluxo de caixa da empresa

Pagamento da DAS (Simples Nacional) por meio do Pix. Acesse o passo a passo aqui.

O potencial do Pix para o comércio eletrônico é de aumento da eficiência, recebimento imediato dos recursos, melhor gestão do estoque e agilidade no envio dos produtos.

Fonte (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?