Detran/TO divulga balanço da Operação Folião Seguro: mais de 2 mil veículos foram abordados e cerca de 83 mil pessoas impactadas

A Operação foi realizada em conjunto com demais força de segurança, ao Detran coube patrulhamento viário e preventivo, posicionamento estratégico, blitz repressivas e educativa, entrega de materiais didáticos e orientações

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), por meio das equipes de fiscalização e educação para o trânsito do órgão executivo do estado, abordou 2.082 veículos, removeu 26, lavrou 924 autos de infração e realizou 127 testes do bafômetro, dos quais quatro deram positivos, 123 negativos e seis recusas, durante as festividades de carnaval nos municípios tocantinenses, que aconteceu do dia 09 ao dia 14 de fevereiro. Todo o trabalho foi realizado por 40 fiscais de trânsito em 11 viaturas, além de servidores da equipe de educação para o trânsito da instituição de trânsito e contemplou as ações da Operação Integrada Carnaval 2024 e Operação Rodovida.

Segundo estimativas da gerência de fiscalização e segurança do Detran/TO, em torno de 83 mil pessoas foram atendidas pelas ações do órgão, que buscaram reduzir o número de ocorrência de sinistros de trânsito, coibir o cometimento de infrações ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB e crimes de trânsito, visando garantir a segurança de todos os condutores, passageiros e demais usuários das vias do Tocantins, bem como aqueles que visitam o estado.

Para alcançar este objetivo, os servidores do Detran/TO, em conjunto com demais forças de segurança da operação, realizaram um patrulhamento viário e preventivo, posicionamento estratégico, blitzes repressivas e educativas, entrega de materiais didáticos e demais intervenções necessárias que também tiveram o propósito de conscientizar os condutores quanto a importância de uma direção veicular mais cuidadosa, responsável e segura, tornando assim o trânsito tocantinense mais pacífico e ordeiro.

De acordo com o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a operação reforça o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão de trânsito para a conscientização e educação dos condutores tocantinenses em busca de um tráfego mais seguro para todos. “Temos realizado diversas operações de fiscalização e educação com foco na redução dos índices de sinistros e de mortes no trânsito em todo o estado, nosso objetivo é conscientizar os motoristas sobre condutas seguras nas vias, a Operação Folião Seguro veio ao encontro dessas ações, os resultados alcançados demonstram a efetividade do trabalho que vem sendo realizado”, finalizou.

Ocorrências

Nos polos de fiscalização de Palmas e Porto Nacional, que inclui também o distrito de Luzimangues, os fiscais do Detran/TO atenderam a duas ocorrências de sinistros de trânsito sem vítimas, em que umas das situações o condutor estava embriagado e na outra situação, o condutor evadiu do local. Chamou a atenção também a situação ocorrida em uma das blitzes, onde um veículo transpôs o bloqueio e evadiu antes que pudesse ser realizada a abordagem.

Nas ações do Detran/TO no polo do município de Arraias, durante um patrulhamento, os fiscais de trânsito do órgão se depararam com um sinistro de trânsito, onde foi identificado que um dos condutores apresentava sinais de alcoolemia, o qual realizou o teste com resultado positivo, sendo conduzido à autoridade policial para demais procedimentos.

Membros da operação

Além do Detran/TO, integraram os trabalhos da Operação Integrada Carnaval 2024 a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Secretaria de Estado da Cultura (Secult/TO), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeitura de Palmas.

Operação Carnaval 2024

A Operação Integrada Carnaval 2024 é uma iniciativa do Sistema Integrado de Operações (Siop), órgão vinculado à superintendência de segurança integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO). O objetivo da ação conjunta é instituir a governança, a gestão e o processo de atuação integrada das forças de segurança pública e defesa social.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-23 at 13.09.24
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?