Dia do Pedestre: uma oportunidade para refletir sobre o respeito à integridade dos mais frágeis no trânsito

A data busca sensibilizar a sociedade para a adoção de práticas que garantam a segurança dos cidadãos enquanto caminham pelas vias públicas.

O “Dia do Pedestre”, celebrado nesta terça-feira, 8, é uma ocasião para refletir sobre a segurança e os direitos de cada indivíduo no trânsito. Com os números preocupantes de acidentes envolvendo aqueles que caminham pelas vias públicas, a data comemorativa busca sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de medidas que garantam a integridade e a mobilidade dos cidadãos.

Os números de atropelamentos e acidentes com pedestres reforçam a urgência de conscientização e ações para tornar o trânsito mais seguro. O Tocantins, e, de uma forma geral, o país, enfrentam um desafio significativo em relação a esse tema, e é essencial que todos os setores da sociedade se envolvam na busca por soluções efetivas.

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Willian Gonzaga, a data comemorativa é uma oportunidade única para reforçar os direitos dos pedestres e a importância dos condutores agirem de forma consciente e responsável no trânsito. “O respeito à sinalização, a utilização correta das faixas e a atenção aos sinais são ações que podem salvar vidas e evitar acidentes”, disse.

“Os condutores desempenham um papel fundamental na segurança dos pedestres. Ao respeitar os limites de velocidade, ceder a preferência nos locais apropriados e manter a atenção no trânsito, contribuem diretamente para preservar vidas e reduzir o número de acidentes envolvendo aqueles que andam a pé e nas vias públicas, que são os mais frágeis”, afirmou.

Educação para o trânsito

O Detran/TO desenvolve diversas iniciativas para promover um trânsito mais seguro e humanizado para os pedestres. Campanhas educativas, ações de conscientização e distribuição de material informativo são medidas que visam proteger a integridade dos pedestres e reduzir os riscos de acidentes.

Para ampliar a divulgação da mensagem da data comemorativa, uma blitz educativa, promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito do Detran/TO, está programada para ter início às 8h desta terça-feira, 98, na Juscelino Kubitschek, na região central de Palmas.

Neste sentido, o Dia do Pedestre é uma oportunidade para lembrarmos que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos. Gestores públicos, órgãos de trânsito, motoristas, pedestres e toda a sociedade têm o dever de agir em conjunto para criar um ambiente viário mais seguro e respeitoso para todos. Somente com a colaboração de todos os envolvidos poderemos promover uma cultura de respeito no trânsito e salvar vidas.

Palmas registra queda

Uma redução de 32,5% na quantidade de acidentes envolvendo pedestres foi registrada no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período anterior, conforme a Gerência de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO). O número de ocorrências desse tipo caiu de 43 nos três primeiros meses do ano para 29 nos três meses posteriores.

O levantamento também destaca uma redução de 31,5% no número de vítimas desses acidentes na comparação do primeiro com o segundo trimestre de 2023 no Estado. Enquanto foram contabilizadas 45 vítimas nos primeiros três meses deste ano, esse número diminuiu para 31 no mesmo período subsequente.

Entretanto, os números totais ainda são elevados e requerem atenção redobrada para reforçar a segurança e reduzir quantidade de acidentes.  Ao longo de todo o primeiro semestre, ocorreram 72 acidentes envolvendo pedestres nas vias públicas no Estado, de acordo com o relatório. Essas ocorrências resultaram em 11 mortes, 32 ferimentos graves, 19 ferimentos leves e uma pessoa ilesa.

O levantamento de dados também forneceu informações sobre as cidades do Tocantins com maior incidência de acidentes e vítimas. Palmas liderou o ranking nos dois itens. No que diz respeito ao número de acidentes, a capital registrou 17 ocorrências no primeiro semestre, seguida por Araguaína com 8 e Porto Nacional com 4 acidentes.

Quanto ao número de vítimas, Palmas também ocupou a primeira posição, contabilizando 18 vítimas. Araguaína aparece novamente em segundo lugar, com 8 vítimas, enquanto Gurupi registrou 6 vítimas.

Dicas de segurança para pedestres

Somente após a parada total do veículo, o pedestre poderá atravessar com segurança.

Antes de iniciar a travessia pela faixa de pedestre, o pedestre deve fazer um sinal com a mão estendendo o braço, para que esse gesto fique bem visível aos condutores: “Dê sinal de Vida”.

Não use fone de ouvido, telefone celular ou converse no momento da travessia de uma via pública, pois isso pode tirar a atenção e dificultar a comunicação com o condutor.

A bicicleta é um veículo de propulsão humana, então o ciclista, ao utilizar a faixa de pedestre, deve descer do veículo e fazer a travessia empurrando-o.

Se o automóvel estiver muito próximo à faixa, ele poderá não conseguir parar, então lembre-se da primeira dica: “só inicie a travessia após a parada completa do veículo”. A distância segura para um veículo parar sem provocar um atropelamento ou sofrer uma colisão na traseira é de aproximadamente 50 metros. O pedestre precisa lembrar disso, pois iniciar a travessia antes que o veículo pare totalmente é um grande risco.

Preferência do pedestre

Segundo o gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, Enildo Leite, o pedestre tem prioridade ao atravessar uma via pela faixa de pedestre, portanto, deve ter cuidado para se comunicar e avisar suas intenções aos condutores. “E o condutor que não cumpre essas regras e não dá preferência ao pedestre desobedece ao Artigo 214-I, e o que avança mesmo com o pedestre sobre a faixa, enquanto este estiver realizando a travessia ou ainda não concluído, pode ser autuado conforme o artigo 214-II. Também existe o artigo 170, que pune os condutores que dirigirem ameaçando a segurança dos pedestres”, explicou.

Foto: Felix Carneiro

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-02-27 at 08.29.48
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?