Feriado de Natal resulta em 11 postes abalroados no Tocantins

Entre sexta-feira, dia 22 e a segunda-feira de Natal, 25, o Tocantins registrou 11 ocorrências com postes abalroados, ou seja, que sofreram colisões de veículos. O número é 83% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando seis estruturas precisaram ser substituídas por conta de acidentes de trânsito. Além de impactar o fornecimento de energia, os abalroamentos podem representar risco à vida dos condutores e de pessoas que estejam próximas.

 

Somente em Palmas, foram registradas quatro ocorrências com postes. As demais aconteceram em Miracema, Santa Rita do Tocantins, Cristalândia e em Esperantina. Este ano, mais de 300 postes foram substituídos em decorrência de abalroamentos. Com o feriado prolongado de Ano Novo, no próximo fim de semana, a preocupação aumenta pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

“Esse tipo de acidente chama a atenção por também envolver o risco de choque elétrico. Além disso, há risco para a segurança do motorista e de pessoas que trafegam pelo local. A principal recomendação de segurança em caso de acidente envolvendo um poste é permanecer dentro do veículo, se possível, e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado, Tony Franco.

 

Além da questão da segurança, também há o impacto no abastecimento de energia para a região de onde aconteceu o acidente. “O abalroamento pode causar a interrupção do fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros. A substituição da estrutura é um trabalho que demanda de três a quatro horas, mas pode levar mais tempo dependendo da circunstância e do clima”, explica o gerente de obras e manutenção da Energisa, Bruno Queiroz. O abalroamento pode comprometer ainda o fornecimento de energia para serviços essenciais, como hospitais e delegacias que estejam nas proximidades do local do acidente.

 

Vale reforçar que, no caso de abalroamento os custos são de responsabilidade de quem provocou o acidente. O valor da substituição varia de acordo com o tipo de estrutura danificada, que pode ir de R$ 3 mil até R$ 30 mil.

 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?