Foto da DPE-TO conquista 1º lugar em prêmio nacional com mensagem sobre povos originários

A foto “Passos, Povos, Presente”, do fotógrafo Rafael Batista, da equipe de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), conquistou o 1º lugar Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023 na categoria Fotografia. Outros 33 trabalhos fotográficos foram inscritos no Prêmio e a final foi disputada com fotos produzidas por profissionais do Ministério Público do Estado de Alagoas e o Supremo Tribunal Federal. Além da premiação na categoria “Fotografia”, o projeto da DPE-TO foi indicado para o “Grande Prêmio”, que reúne os melhores trabalhos finalistas de todas as categorias.

“Há centenas de narrativas de povos que estão vivos, contam histórias, cantam, viajam, conversam e nos ensinam mais do que aprendemos nessa humanidade (Ailton Krenak, 2019)”. A fala de Krenak vem ao encontro da relevância do tema abordado na imagem, pois a cultura indígena é a nascente da cultura brasileira, sendo parte indissociável da humanidade, especialmente no berço da Amazônia.

Assim, a mensagem da foto é que os direitos e pauta indígenas precisam seguir adiante, assim como seguem em frente as crianças retratadas na imagem, ancoradas na sabedoria dos mais velhos, que poeticamente vêm em seguida.

Avaliação técnica

A foto de Rafael Batista é uma imagem que sugere movimento, pois há ritmo nos passos! Observe que as crianças correm, cantam, seguem em frente e nos emocionam. É um momento real na Aldeia, sem filtros em todos os sentidos que isso passou a ter. Uma imagem advinda de um olhar sensível que expressa a beleza das cores vibrantes, a liberdade e o caminho que nos aproxima e nos conecta à nossa cultura ancestral.

“A valorização da cultura e a participação das crianças nos momentos especiais na Aldeia, como algo somente delas, me despertaram um olhar para retratar esse cotidiano de uma forma livre, sem enquadramentos especiais: apenas a foto retratando o momento”, disse Rafael.

A fotografia vencedora foi feita em 19 de abril deste ano na Aldeia Manoel Alves, na região de Itacajá, município localizado a 295 Km de Palmas, quando a DPE-TO esteve presente para o lançamento do projeto Rejusto, do governo do Estado.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre esse projeto!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-02-27 at 08.29.48
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?