Período chuvoso e El Niño são foco de seminário gratuito na próxima semana

Onda de Calor em pleno mês de dezembro? Esta é uma realidade um tanto inusitada para os tocantinenses, acostumados com o período chuvoso mais intenso no fim do ano. Os impactos causados pelo fenômeno El Niño no período chuvoso serão o foco do 1º Seminário Tocantinense sobre o Clima, que acontece na próxima terça-feira, dia 19, às 9h, no auditório da Energisa.

O evento é gratuito e será realizado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sindjor – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins e Energisa, e terá certificação com carga horária de 3 horas. A condução do evento será da presidente do Sindjor, Alessandra Bacelar, e do mestre e doutorando em Ciências do Ambiente, jornalista Wherbert Araújo.

“É muito importante que os jornalistas e formadores de opinião estejam atualizados sobre o cenário climático do nosso estado e do Brasil, já que essas mudanças impactam diretamente em várias vertentes e, consequentemente, na forma em que as coberturas jornalísticas são conduzidas”, comenta Alessandra.

O Seminário terá a participação da meteorologista especialista em eventos climáticos extremos e doutora em eletricidade atmosférica pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ana Paula Paes, que fará uma palestra sobre o momento atual no Brasil e no Tocantins, em relação ao El Niño. “Esta será uma oportunidade de trazermos para o campo do jornalismo conceitos e informações do universo da meteorologia, que podem contribuir com o trabalho dos profissionais de comunicação e ampliar a visão dos profissionais nas abordagens jornalísticas”, explica a meteorologista.

Em seguida, a profissional se junta ao superintendente do Comando de Ações da Defesa Civil, coronel Erisvaldo Alves; o tenente-coronel Alex Matos Fernandes do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; e do gerente de operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, para um painel sobre o que se deve esperar para os próximos meses e como essas instituições estão se preparando para passar pelo período no Tocantins.

Inscrições

O evento é destinado a jornalistas, formadores de opinião, acadêmicos e pesquisadores sobre o tema. Para participar, basta preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/SeminarioClima . O seminário será realizado no dia 19 de dezembro, a partir de 9h, no auditório da Energisa Tocantins, em frente ao Parque dos Povos Indígenas. Os participantes receberão certificação com carga horária de 3 horas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-23 at 13.09.24
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?