Produtores rurais devem vacinar bezerras entre três e oito meses de idade contra a brucelose até 30 de junho

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais para que vacinem, até o dia 30 de junho, todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre três e oito meses de idade contra a brucelose. A vacina é obrigatória e o produtor deve declarar a vacinação até o dia 10 de julho.

É importante ressaltar que quem deixar de vacinar as bezerras dentro do prazo, pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e terá a ficha de movimentação do rebanho bloqueada até a regularização.

“Após o ato da vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec, onde realiza a movimentação do rebanho, e declarar mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. Também é importante observar que a vacinação contra a brucelose é obrigatória e só deve ser feita por médico-veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec”, explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt), Carolina Silveira Ozório.

Brucelose

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos; bubalinos; suínos; caprinos; ovinos; entre outros; e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?