Durante sessão ordinária, na noite desta terça-feira, 23, os deputados estaduais votaram o requerimento de autoria do deputado Professor Júnior Geo, que solicitava a convocação do secretário de saúde do Estado para prestar esclarecimentos sobre crise relativa à regulação de pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Durante a votação da ordem do dia, o requerimento nº 796 gerou polêmica em virtude do pedido de convocação feito por Geo. Os demais deputados alegaram que o ideal seria fazer um “convite” ao secretário e destacaram que o pedido de convocação “deveria ser feito em casos extremos”. Após as discussões, o requerimento foi rejeitado por maioria dos deputados.
Geo pontuou e esclareceu que o pedido de convocação foi feito conforme preceitua o regime interno da Casa de Leis. “No regimento não há a opção de realizar convites e sim de convocações. Independente do termo utilizado, estamos aqui para buscar as devidas soluções, se o que eu, enquanto deputado posso fazer é convocar, é o que faço, é o meu papel”, ressaltou.
“Nós temos um problema sério na saúde. A minha preocupação e a minha proposta foi exatamente de buscar a solução. As pessoas estão morrendo, a gente vê isso toda semana. Eu não estou aqui fazendo política, eu estou aqui buscando a solução, eu fui eleito para isso, eleito para representar o interesse da sociedade e neste momento, o interesse da sociedade é ter uma saúde que funcione e nós temos que fazer isso”, afirmou Geo.
Audiência Pública
Ainda nesta terça-feira, durante reunião extraordinária da comissão da saúde, foi aprovado o pedido de audiência pública, que acontecerá no dia 5 de junho, às 14h30, no plenário da Casa de Leis. Na ocasião, Geo destacou que independente da não aprovação do seu pedido, o importante é que as soluções aconteçam e enfatizou que fará seus apontamentos nesta audiência e espera esclarecimentos por parte da gestão.
Por Isadora Fontes