Semana Nacional de Trânsito: Detran/TO promove uma série de ações voltadas para Educação no Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) promove a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2023, a partir das 9h, da segunda-feira, 18, em solenidade no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. A programação, que se estende até a sexta, 22, tem o objetivo promover uma reflexão sobre segurança viária e uso excessivo de veículos automotores, além dos danos causados ao meio ambiente e ao bem-estar da população.

A solenidade de abertura contará com palestra da especialista em Educação e Segurança no Trânsito, Roberta Torres, autora de 16 livros sobre o assunto e da coleção “A Escola e o Trânsito”, de Ensino Fundamental e Médio. A autora é mestra em Programação da Saúde e Prevenção da Violência e Pós-Graduada em Gestão, Segurança e Educação para o Trânsito e MBA em Marketing para Gestores Públicos.

Ao longo desta semana, uma série de eventos está programada para promover a conscientização e educação no trânsito, incluindo palestras, reuniões, workshops e blitzes educativas. Entre eles, está programada palestra, a partir das 9h, da terça, 19, com a especialista em Educação e Segurança no Trânsito, Roberta Torres, direcionada a representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), no Auditório do Palácio Araguaia, com tema “Como os CFCs podem contribuir na Educação para Trânsito”. Também está prevista palestra, a partir das 9h desta quarta, 20, com o especialista em trânsito, Julyver Modesto, sobre o tema “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, no auditório na Controladoria-Geral do Estado do Tocantins.

As atividades prosseguem com palestra da especialista Roberta Torres, partir das 9h, da quarta, 20, direcionada a conscientização de motoristas, sobre “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, no auditório do Palácio Araguaia.  Além dessas ações, está programada para a partir das 14h da quinta, 21, Audiência Pública, com o propósito de “Discutir o Alto Índice de Acidentes de Trânsito no Estado do Tocantins”, no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença da diretora do departamento de segurança no trânsito, do Ministério dos Transportes, Maria Alice Nascimento Souza.

Com o tema, “No trânsito, escolha a vida!”, a mensagem mobilizadora das campanhas educativas de trânsito deste ano busca incentivar a sociedade para a adoção de uma cultura de segurança e prevenção no trânsito. O tema tem o propósito de conscientizar a população para uma maior preocupação com os mais vulneráveis, um tráfego mais tranquilo, acessibilidade e sustentabilidade.

A Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, consiste em um período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito. Porém essas ações prosseguem no decorrer do ano, já que a educação para o trânsito constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (artigo nº 74 do Código de Trânsito Brasileiro), o que é reforçado pelas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Política Nacional de Trânsito, ao determinar que, em relação à educação para a cidadania no trânsito: “deve-se promover e monitorar campanhas permanentes de utilidade pública com vistas a difundir princípios de cidadania, valores éticos, conhecimento, habilidades e atitudes favoráveis ao trânsito seguro” (artigo 5º, inciso II, alínea ‘f ’, da Resolução do Contran nº 514/14).

Programação

18/09 – segunda-feira

9h às 11h30 – Abertura da Semana Nacional de Trânsito –  Auditório Palácio Araguaia Wilson Siqueira Campos

14h30 – Reunião Pnatrans  – Sala de Reunião, no Palácio Araguaia Governador Wilson Siqueira Campos

19/09 – terça-feira

9h – Auditório Palácio Araguaia – Palestra CFCs – Roberto Torres

8h – Formação Cetran – Auditório da CGE – Julyver Modesto

9h – Palestra Motoristas – Palácio Araguaia Wilson Siqueira Campos

14h às 17h30 – Audiência Pública, Auditório Plenário Assembleia

20/09 – quarta-feira

9h – Auditório Palácio Araguaia – Palestras Motoristas – Roberta Torres

21/09 – quinta-feira

14h às 17h30 – Audiência Pública –  Plenário Assembleia,  com a presença do diretor do departamento de segurança no Trânsito, do Ministério do Trabalho, Maria Alice Nascimento Souza

22/09 – sexta-feira

10h às 17h – Workshop Motociclistas – Capim Dourado Shopping – Gerência de Educação para o Trânsito

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?