Tocantins tem mais de 4.200 empreendedores idosos atendidos pelo Sebrae

23,4% dos profissionais estão envolvidos no Agronegócio, 30,3% no setor Comercial, 15,6% na Indústria e 30,7% atuam em Serviços 

 

O Sebrae Tocantins atende em torno de 4.269 empreendedores acima de 60 anos, o que representa 9,5% em um universo de 44.842 pequenos negócios do Estado. Dentro deste número, 64% são cima de 60 anos e do sexo masculino, enquanto 36% são do sexo feminino e possuem a mesma faixa etária.

Ainda segundo os dados, 23,4% desses empreendedores atuam no Agronegócio, 30,3% no Comércio, 15,6% na Indústria e 30,7% no setor de Serviços.

A pesquisa do Sebrae ainda aponta que 1.073 idosos atuam no Comercio Varejista, 983 na Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados e 447 em Alimentação. Os números incluem todos os atendimentos presencias na instituição.

Sirlene Martins, analista do Sebrae, destaca que a instituição oferece acompanhamento para os empreendedores idosos desde o atendimento inicial até à análise de mercado. A especialista também aponta que no atendimento, o Sebrae oferece uma análise sobre concorrência, fornecedores, definição do perfil do cliente a ser atendido e, principalmente, desenvolvimento do comportamento empreendedor para o sucesso na gestão. “Para quem já está no mercado, soluções como aperfeiçoamento da equipe, planejamento financeiro, tecnologia e inovação são fundamentais para a sustentabilidade deste negócio tudo isso em formato presencial ou a distância por decisão do cliente para gerar uma melhor experiência”, completa.

As agências estão localizadas nos municípios de Araguatins, Araguaína, Colinas, Paraiso, Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Dianópolis ou ainda pelo número 0800 570 0800.

Projeto de Lei

Um Projeto de Lei em análise no Senado Federal visa fomentar a criação de novos empreendimentos por idosos, oferecendo linhas de créditos e garantias especiais. A iniciativa busca não apenas impulsionar a atividade econômica, mas também contribuir para a diminuição dos índices de depressão e outras condições emocionais entre essa faixa etária.

Vários idosos que se envolvem no empreendedorismo sênior, conhecido por essa designação, optam por fazê-lo como uma medida de sobrevivência. O Sebrae oferece orientações a esse grupo para aprimorar habilidades técnicas acumuladas ao longo do tempo, desenvolver competências comportamentais, manter-se atualizado sobre as tendências do segmento escolhido, aprimorar a capacidade de gestão empresarial, adaptar-se às transformações do mercado e familiarizar-se com novas tecnologias, encorajando-os a superar eventuais receios.

Veja algumas recomendações do Sebrae:

Ajuda

Experiência e habilidades são fundamentais para iniciar um negócio, porém, para garantir o sucesso do empreendedorismo, é crucial buscar orientação de especialistas. Consulte profissionais para aprimorar sua ideia, avaliar sua viabilidade e obter direcionamento sobre como iniciar.

Capacitação

Apesar da importância do conhecimento e das habilidades adquiridas ao longo da carreira, é essencial mantê-los atualizados. Valorize sua experiência, mas não deixe de buscar especialização na área de interesse do negócio. Envolva-se em cursos, participe de seminários, feiras e exposições para aprimorar ainda mais suas competências.

Inovação

Esteja atento às novidades do mercado para proporcionar produtos ou serviços distintos Inovação vai além do investimento em tecnologia, envolvendo a busca por soluções que tornem sua empresa não apenas moderna, mas também sustentável.

Dedicação

Empreender demanda determinação, independentemente da idade. Ter ideias é comum, mas é a coragem e a resolução de colocá-las em prática que fazem a diferença. A ausência de receio ao erro é uma marca dos empreendedores bem-sucedidos.

 

Fonte: (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?