O eleitorado tem até o dia 8 de maio, ou seja, exato um mês, para regularizar sua situação ou solicitar a 1º via do título. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem intensificado as campanhas e atividades que atuam de forma a atender e levar os serviços eleitorais ao maior número de eleitores.
A realização dos atendimentos itinerantes em diversos municípios do Tocantins, criação do Ponto de Atendimento na região sul de Palmas, no bairro Aureny III, e a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), são exemplos de ações voltadas a ampliar o acesso do cidadão aos serviços do TRE-TO. Além de intensificar a divulgação das informações nas redes sociais e nos veículos de comunicação.
Atendimentos itinerantes
Somente este ano, de janeiro a abril, foram realizadas 199 ações, das 235 previstas para acontecerem antes do dia 8 de maio, que é o fechamento do cadastro eleitoral.
Segundo a pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE-TO, em 2023 foram realizados cerca de 22.488 mil atendimentos nos itinerantes. Ainda no ano passado foram visitados 103 municípios tocantinenses. De acordo com este balanço, foram realizadas 169 ações.
Reforço: Ponto de atendimento no bairro Aureny III
Na capital Palmas, devido a quantidade populacional ser superior aos demais municípios, foi aberto um posto de atendimento provisório no bairro Aureny III, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I, que atenderá durante o mês de abril. O local vai atender os bairros de Taquaralto, Taquaruçu, Taquari, Aurenys, dentre outros.
Inaugurado esta semana, segunda-feira, 1º, no ponto já foram realizados cerca de 200 atendimentos. Os serviços mais procurados são alistamento e regularização.
Cave
Os que necessitarem dos serviços e não têm disponibilidade de ir até um ponto de atendimento, podem entrar em contato pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), no telefone ou WhatsApp (0800 6486 800).
Pelo canal é possível tirar o título de eleitor, fazer transferência, revisão/atualização de dados ou regularização de pendências.
Redes sociais e imprensa
A Justiça Eleitoral tocantinense amplia sua presença nas várias mídias, tudo para alcançar o eleitor e levar informações ao eleitorado. Com espaço na emissora de rádio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Ascom do TRE-TO, produz o programa de rádio “Via Eleitoral”. O programa é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, veiculado às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário.
Outro espaço reservado para o TRE-TO, é na rádio CBN Tocantins, 101,9 FM, onde é oferecido à Justiça Eleitoral tocantinense o quadro “Eleições com Informação”, veiculado toda quinta-feira, a partir das 11h. No programa é realizada entrevistas com figuras do tribunal, com o intuito de levar dados importantes relacionados ao processo eleitoral à população.
Além disso, as redes sociais do TRE-TO engajam produções que incentivam os jovens a exercerem o seu direito de cidadania. Um exemplo disto, foi a ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o “Festival do primeiro voto”, em que o tribunal produziu vídeos de autoria própria, com assuntos abordados voltados para o público jovem.
Campanha “Prepare-se, tem eleição chegando”
Dentro do conjunto de ações, foi lançada pelo TRE-TO ainda neste ano de 2024, a campanha de audiovisual “Prepare-se, tem eleição chegando”, uma parceria com oito emissoras de televisão e mais de 60 emissoras de rádio em todo o Tocantins.
A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, para desta forma exercer a plenitude da democracia por meio do voto. Essa parceria possibilita que informações sobre o processo eleitoral chegue até os eleitores dos 139 municípios tocantinenses.
Esta ação “Prepare-se, tem eleição chegando” conta com a apresentação de Bárbara Andrade e Lanne Hadassa, com a produção de Yane Ulisses, integrantes da equipe da Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do tribunal.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Respostas de 3
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