Com espaço dedicado ao protagonismo e valorização cultural dos povos indígenas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nesta segunda-feira, 12, a cerimônia de abertura da exposição fotográfica do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas. Na ocasião, o presidente do Tribunal, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, destacou os desafios e importância das ações realizadas pela coordenadoria dos programas permanentes.
A ação de divulgação visa reconhecer a importância da participação dos povos originários na vida política do Tocantins e do país e incentivar o diálogo intercultural. O coordenador dos programas permanentes do TRE-TO, juiz José Maria Lima, enfatizou o que representa a inclusão sociopolítica.
“É com grande alegria que iniciamos este dia de hoje. Como coordenador, a alegria é ainda maior, por trazer à população tocantinense a exposição fotográfica do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas aqui exposta”, declarou o juiz da Corte.
Cerimônia
O presidente do Tribunal, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, lembrou das funções realizadas pelo TRE-TO e destacou a continuidade do programa com os povos indígenas tocantinenses. “Fica aqui os agradecimentos sinceros a todos os servidores que junto com os coordenadores trouxeram esse resultado belissímo” , afirmou o presidente.
Já o vice-presidente da Corte e corregedor, desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, falou da aproximação dos povos indígenas com a justiça eleitoral. “Essa exposição tem uma simbologia muito grande, quer dizer que os avanços do TRE-TO tem proporcionado uma aproximação da comunidade dos povos originários com a justiça eleitoral. Traz a facilidade de prestar a jurisdição eleitoral nas comunidades indígenas, incentivar o exercício da democracia, não só no exercício do voto, mas também serem votados”, declarou o desembargador Lamounier.
Reconhecimento
Coordenador Geral dos Programas Permanentes de Inclusão Sociopolítica do TRE-TO, o juiz José Maria Lima fez questão de lembrar que este trabalho teve origem na gestão 2011 a 2013 do TRE, sob a presidência do desembargador Marco Villas Boas. Ele também citou o apoio irrestrito na época das desembargadoras Jacqueline Adorno e Ângela Prudente. “Com o nosso Presidente, o desembargador Helvécio Maia, não foi diferente. Apoiou todas as ações, e em diversas oportunidades esteve presente nos eventos, inclusive no período mais grave da pandemia, esteve atento a todas as ações e sempre colocou o programa como prioridade deste tribunal.”
O magistrado também citou o coordenador específico do programa, o juiz Wellington Magalhães. “Não poderia ficar sem mencionar a colaboração e dedicação do colega e Coordenador de longa data, deste programa, o doutor Wellington Magalhães, sua participação intensa nesta empreitada marcou e marca o sucesso desta empreitada.”
A exposição
A exposição fotográfica do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas já está disponível para visitação na sede do TRE-TO e acontece de forma física e online. A exposição virtual é permanente e está disponibilizada na página do Museu Virtual da Justiça Eleitoral do Tocantins.