A pedido do MPTO, Justiça determina que o Município de Porto Nacional forneça medicamento usado no tratamento de hanseníase

A Justiça acolheu nesta quarta-feira, 6, os pedidos contidos em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e determinou que o Município de Porto Nacional forneça o medicamento Ofloxacino 400 mg, usado no tratamento de hanseníase, a todas as pessoas que dele necessitem.

O Município também terá que manter o medicamento em estoque para que seja distribuído regularmente e não ocorra descontinuidade de tratamento.

Falta do medicamento

A denúncia de que o Município de Porto Nacional não estava distribuindo o medicamento conforme a necessidade dos pacientes foi feita ao MPTO em dezembro de 2023, que instaurou procedimento pela 7ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional  para apurar.

Após verificar que o Município não havia regularizado o fornecimento, o promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto, que atua na área da saúde pública, ingressou com a ação para garantir o direito das pessoas diagnosticadas com hanseníase e evitar que a descontinuidade do tratamento resulte no  desenvolvimento de neuropatias, incapacidades físicas e perda funcional.

Prazo

O prazo concedido pela Justiça para o cumprimento da decisão é de 15 dias.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-06-21 at 17.25.31
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-06-21 at 22.35.20
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
card_luzimangues_e_portoreal

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?