O desenvolvimento do turismo sustentável e o trabalho para a inserção de umas das cidades mais antigas do Tocantins na rota do Turismo Brasileiro

Mais de duas mil horas de consultorias, cursos, palestras e oficinas. Esse foi o tempo gasto pelo Sebrae Tocantins, juntamente com a prefeitura de Porto Nacional, para colocar o município em evidência no turismo nacional. Criada há mais de 284 anos, sendo quase 162 anos de emancipação política, o município sempre se consolidou como uma das cidades mais importantes para o Tocantins. Conhecida por seu povo guerreiro, belas paisagens e um Centro Histórico marcado por muitas histórias importantes para o turismo religioso e cultural, o quinto município mais antigo do Tocantins, vem ganhando notoriedade e se destacando no turismo estadual e até nacional. Para isso, desde 2021, uma força tarefa com o intuito de incluir Porto Nacional na rota do turismo brasileiro de sucesso foi iniciada.  O  projeto “Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Porto Nacional”, foi criado com vistas a preparar e evidenciar as potencialidades do turismo cultural, religioso, pesca esportiva, Centro Histórico, artesanato, dentre outras potencialidades.

Com esse propósito, um Plano Estratégico foi desenvolvido por meio de pesquisas, discussões e validações de informações em todo o município, além disso, foram considerados, fatores determinantes e peculiares tais como: Identidade atribuída aos recursos turísticos, vocações e perfil do atendimento local aos visitantes, os anseios de crescimentos dos moradores, e o estágio de articulação com as políticas públicas a nível regional, estadual e nacional, aplicando consonância com as variadas esferas de ações do fomento ao setor.

O documento vem auxiliando no impulsionamento dos negócios locais, ativando dessa forma o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo. De acordo com o Sebrae Tocantins, diversas capacitações como atendimento ao cliente, boas práticas de alimentos, dentre outros foram ofertadas aos empreendedores locais. No total, a prefeitura municipal já investiu mais de R$ 3 milhões no fomento do turismo o que resultou na inclusão de Porto Nacional na rota do turismo brasileiro de sucesso no ano de 2022, difundindo a cultura, mostrando suas belezas naturais  e movimentando a economia do município. Neste ano, Porto Nacional irá além e participará Abav – Exposição Internacional de Turismo, umas das maiores feiras de turismo da América Latina, que acontecerá no Rio de Janeiro em setembro.

Economia

 

economiaa resized 2 compressed                                                                                  Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

Na Ilha Porto Real, localizada na região central e um dos pontos turísticos mais importantes atualmente em Porto Nacional, o desenvolvimento já é visível e os empreendedores confirmam. Zeca Rufo, que é comerciante na Ilha há quase 30 anos,  contou que as vendas melhoraram e só na sua barraca, chega a vender uma média de 200 pratos em cada final de semana. “Antes as barracas só funcionavam aos finais de semana por não ter movimento de pessoas, com a execução do projeto de turismo sustentável do Sebrae e prefeitura, os turistas estão vindo todos os dias, o que antes era dividido por baixa e alta temporada por aqui já não existe mais. Estamos sempre vendendo e procurando ofertar o melhor aos clientes. A procura pela Ilha de Porto Nacional aumentou mais de 60% devido ao projeto”, enfatizou Zeca Rufo.

Já o barqueiro Oromar de Souza, que trabalha há 35 anos no transporte de banhistas, está animado com o desenvolvimento no turismo e com isso, até aumentou sua frota de embarcações. “Antes eu não conseguia viver só do turismo e hoje é emocionante ver que a nossa praia está movimentada durante todo o ano, as coisas eram difíceis e para muitos de nós era necessário termos uma renda extra para só assim dar conta de sustentar a família, com o aumento da procura pela praia de Porto Nacional estamos expandido e até conto atualmente com quatro embarcações próprias, garantindo emprego e até o sustento da minha família”, pontuou o barqueiro.

WhatsApp Image 2023 06 02 at 21.18.02 1 compressed                                                                      Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

A proprietária da Tradicional “Paçoca da Mônica”, também ressaltou sobre o crescimento no turismo na cidade e por fim, enfatizou sobre os resultados após aprender com projeto a administrar as suas finanças. “O fomento do turismo além de potencializar os nossos atrativos, vem sendo um divisor de águas principalmente para os microempreendedores, hoje além de sustentar a minha família, o meu negócio vem gerando emprego para outras pessoas visto que as vendas aumentaram e automaticamente a demanda também. Trabalho com a venda de lanches há mais de seis anos no município e desde 2021, venho participando de formações para atender da melhor forma o cliente que procura os meus serviços, aprendi a administrar o meu dinheiro e atualmente vendo uma média de 300 lanches por dia, ou seja, é realmente essencial que o município ofereça as ferramentas necessárias para que o empreendedor aprenda a trabalhar com aquilo que ele tem”, explicou Mônica Brito.

WhatsApp Image 2023 06 02 at 21.18.03 1 compressed                                                                       Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

A gerente do Sebrae Tocantins, Millena Lima, foi uma das responsáveis por evidenciar o município, bem como capacitar os empreendedores locais para o aumento do turismo na cidade e salientou sobre como está sendo a experiência. “Apesar de estarmos praticamente iniciando esse processo no município, Porto Nacional tem peculiaridades importantes, seus ricos contos religiosos, culturais e seus belos monumentos históricos, chamam a atenção de turistas. Dentre as ações que realizamos, estão as oficinas de preparação do empreendedor para receber o cliente, isso faz total diferença principalmente no aquecimento do turismo local. Em dois anos temos a total consciência de que não iremos conseguir deixar o município pronto para o turismo, porém, a mudança de comportamento e a transformação dentro de pequenos negócios é um avanço no desenvolvimento do turismo de Porto Nacional que inclusive atualmente já temos essa comprovação. As ferramentas para que isso se desenvolva e venha ser cada vez mais um sucesso já estão sendo colocadas à total disposição dos nossos pequenos, médios, grande empreendedores e até mesmo da própria população em geral a partir do momento que foi iniciado o projeto, para isso, houve um edital convidando essas pessoas para estarem participando conosco do projeto e das ações que estão sendo desenvolvidas em diversos momentos, com vistas a melhorar a gestão de seus negócios, pensando de uma forma que o turista busque em Porto Nacional, exatamente o que ele procura quando ele vai fazer uma visita em qualquer lugar turístico do país”, explicou Millena.

 

Ponto estratégico

WhatsApp Image 2023 06 02 at 21.14.23 compressed                                                                          Foto: Divulgação Porto Nacional

Significativamente próximo a capital do Estado, Porto Nacional possui uma logística privilegiada, sendo o principal portão de entrada e grande centro de distribuição do fluxo turístico do Tocantins. Possui ainda um bom acesso às rodovias estaduais, federais, aeroporto com infraestrutura capaz de atender voos, ampliando a possibilidade de acesso ao município e as regiões já conhecidas no estado, como Jalapão e Serras Gerais.

Conheça os principais pontos turísticos de Porto Nacional:

 

Catedral Nossa Senhora das Mercês

Construída pelos frades dominicanos , vindos da França, sua pedra fundamental foi colocada no dia 07 de maio de 1884. A festa religiosa da cidade é celebrada anualmente em 24 de setembro em louvor à Nossa Senhora das Mercês, padroeira da cidade e da diocese. A famosa Catedral Nossa Senhora das Mercês está localizada na Rua Francisco Aires, no Centro Histórico do município.

Seminário São José

 

O seminário São José de Porto Nacional, antigo convento Santa Rosa de Lima, é sede dos padres dominicanos desde o início da década de 1920.

 

Caetanato em Porto Nacional

 

Casarão histórico, sede da Comsaúde, antigo colégio das irmãs dominicanas, construído em 1904 e reinaugurado em 10/06/2006. Arquitetura portuguesa do início do século XX Atualmente a Secretaria Municipal Da Cultura e do

Turismo também funciona neste local.

 

Memorial Padre Luso

 

Instalado na entrada do seminário São José, o memorial Padre Luso foi inaugurado e abençoado pelo bispo diocesano, Dom Romualdo Matias, no dia 17 de maio de 2021. Dom Romualdo destaca a importância deste espaço e deste momento para preparação dos estudos preliminares que visam a abertura do processo investigativo acerca das virtudes de Padre Luso, na fase diocesana para fins de beatificação e canonização. Um processo minucioso, lento, mas cheio de esperança para que a igreja reconheça coro santo este que já é tido como santo, por muitos.

Centro Histórico com casarões preservados em Porto Nacional 

 

O centro histórico de Porto Nacional foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em 2008. A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Rio e o entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês. Na cidade, destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências. A área tombada também parte da zona central e compreende o sítio natural, a malha urbana e as arquiteturas implementadas desde a fundação do município até a década de 1960. Neste trecho localizam-se, além das edificações vernaculares, os edifícios mais singulares do centro histórico. O local ainda apresenta remanescentes da maior parte do acervo arquitetônico representativo do período da mineração do ouro, ou seja, da metade do século XVIII até meados do século XX.

Fonte: IPHAN

 

Ilha de Porto Real/Praia permanente

A Ilha de Porto Real, possui uma estrutura permanente com cerca de seis empreendimentos fixos que proporcionam uma praia de qualidade durante todo o ano.Em julho, na alta temporada, são realizados pela prefeitura municipal, shows nacionais e regionais, além de diversas programações esportivas, pesca, passeios no lago, dentre outros. A temporada de praia em Porto Nacional é atualmente um dos grandes potenciais turísticos da cidade.

Rampa de vôo livre – Morro de São João

Considerado como um atrativo permanente, mirante natural com paisagem vegetativa do cerrado, o Morro de São João, localizado há 10 quilômetros da região central de Porto Nacional, possui uma vista de 360 graus do entorno incluindo as cidades de Porto Nacional e Palmas. Podem-se apreciar ainda, formações rochosas que compõem o conjunto de morros. O local que possui uma altitude de 614 metros desnível e uma bela paisagem, conta com uma rampa de voô livre para a prática de parapente, asa-delta em formato de trapezoidais e pavimentação em bloquetes intertravados com carpete adaptado.

 

Igreja São Judas Tadeu e Romaria do Padre Luso

Local onde se encontra sepultado o corpo de Padre Luso de Matos e também onde acontece desde o ano de 2021, a Romaria do Padre Luso com programação de missas, rezas, quermesses e leilões. O ponto culminante da romaria é no dia 03 de agosto (data de sua páscoa), onde os fiéis e devotos saem em procissão da frente da catedral e se deslocam até a Igreja São Judas Tadeu em um percurso de pouco mais de 500 metros.

Museu Histórico da cidade

O Museu histórico e cultural de Porto Nacional foi fundado na década de 1980 com o objetivo de abrigar e conservar os bens da natureza material e imaterial portadores de referências à ação, identidade, memória histórica e cultural da sociedade portuense. Seu acervo é representativo da memória social local e pretende-se com uma ação de educação patrimonial, consolidar o papel do museu como mediador na construção do presente da cidade, através da preservação e comunicação do acervo e símbolo da cultura portuense.

 

Artesanato

Inaugurada em 30 de setembro de 2021, a Loja de Artesanato Porto Arte funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18 horas, no prédio da Comsaúde, no Centro Histórico da cidade. O local de artesanato faz parte do projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, com vistas na valorização da vocação local. Os artesãos comercializam diversas peças com produtos regionais como capim dourado, máscaras, terços, almofadas, dentre outros.

Por: Mychelle Tauane

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-02-27 at 08.29.48
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?