Sebrae e prefeitura realizam Mapeamento do Ecossistema de Inovação em Porto Nacional

Evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, propõe criar processo participativo

O Sebrae Tocantins realiza, no próximo dia 06, em Porto Nacional, cidade localizada a 60 km de Palmas, o Workshop de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação. O evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, tem o objetivo de criar um processo participativo para a implementação do Ecossistema de Inovação do município. A ideia é reunir universidades, associações, poder público, empreendedores e demais instituições estratégicas para formar um ecossistema contemporâneo.

De acordo com Milena Lima, gerente do Sebrae, o workshop tem como meta a formulação de um plano de ação para instaurar uma rede de relacionamentos local. Segundo ela, este plano abrangerá estratégias para a participação dos diversos agentes no ecossistema, orientando-se por meio de projetos e atividades voltados para a inovação em prol do desenvolvimento econômico e social. “O foco é promover uma colaboração efetiva entre esses diferentes atores, impulsionando a inovação como catalisador para o crescimento sustentável da comunidade de Porto Nacional. Ao compreender essas demandas, a instituição pode direcionar recursos e apoio técnico de maneira mais eficaz, tanto para o munícipio, quanto para os empreendedores que estão emergindo como polos de inovação”, aposta.

O mapeamento possui várias etapas de implementação e será apresentado à comunidade, juntamente com a metodologia Ecossistema Local de Inovação, que será empregada no planejamento do processo. Milena ressalta ainda que a partir do mapeamento dos dados, as atividades relacionadas à inovação de Porto Nacional serão mais efetivas e bem direcionadas. “Além do mapeamento, o Sebrae disponibilizará um Agente Local de Inovação (ALI) que será responsável em ativar a inovação no território, como forma de articular, integrar e dinamizar os atores de inovação, contribuindo para o desenvolvimento local e a criação e fortalecimento de empresas inovadoras”, pontua.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saulo Pereiro, a prefeitura desempenha um papel fundamental na promoção da inovação sustentável de Porto Nacional, incentivando práticas responsáveis e soluções que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico

O ecossistema promoverá um ambiente que favorecerá à inovação das empresas e multiplicará ações que fortaleçam o empreendedorismo local, consolidando uma cultura de cooperação que torne a economia de Porto Nacional ainda mais competitiva. “Com essa parceria, vamos reforçar o trabalho e a modernização da gestão, fato que contribui para a geração de emprego e renda do município”, destacou.

Fonte: (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WebBanner---Campanha-Vacina-(300x250px)
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
WhatsApp Image 2024-05-09 at 10.38.34

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?