PF investiga fraude em contratos da Prefeitura de Araguaína e pagamento de propina com carro de luxo

Contratos da Prefeitura de Araguaína viraram alvo da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (17). Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em uma operação que apura repasses de até R$ 9,4 milhões na locação de veículos pelo município. Há suspeita de pagamento de propina com o repasse de veículos de luxo.

Os oito mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária. As ordens são cumpridas em Araguaína e Balsas (MA). A operação foi chamada de Trailhawk. O g1 solicitou posicionamento do município, mas ainda não houve resposta.

A polícia federal informou que investiga uma suposta associação criminosa envolvida com a prática de fraudes a licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de capitais.

A PF afirmou que o inquérito identificou diversos indícios e provas de direcionamento das licitações e superfaturamento em contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína, para contratação de empresa para locação de veículos para saúde e educação.

Agente da PF cumprindo mandado da operação Trailhawk — Foto: PF/Divulgação

Agente da PF cumprindo mandado da operação Trailhawk — Foto: PF/Divulgação

Segundo foi investigado, a empresa contratada pelo município entre 2014-2021 recebeu o montante de R$ 9,4 milhões. A investigação também tem participação da Controladoria Geral da União, que realizou fiscalização dos contratos suspeitos.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de capitais. As penas somadas podem chegar a 41 anos de reclusão.

O nome da operação significa o modelo de um veículo de alto valor que teria sido dado como propina e possível esquema de lavagem de dinheiro.

Sede da Polícia Federal em Araguaína — Foto: Márcio Novais/ TV Anhanguera

Sede da Polícia Federal em Araguaína — Foto: Márcio Novais/ TV Anhanguera

Fonte: G1 Tocantins

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WebBanner---Campanha-Vacina-(300x250px)
doe-sangue-salve-vidas-696x457
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
WhatsApp Image 2024-05-09 at 10.38.34

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?